Notícias

  • Início
  • |
  • Notícias
  • |
  • Pesquisadoras da FCC participam de Encontro das Cátedras Unesco no Brasil
www.fcc.org.br

Pesquisadoras da FCC participam de Encontro das Cátedras Unesco no Brasil

Na ocasião, houve lançamento de livro com capítulo dedicado à história da Cátedra Unesco sobre Profissionalização Docente, sediada na Fundação Carlos Chagas, que completa 15 anos em 2025

Jade Castilho

Publicado em:

22/09/2025 20:46:49

Em 2025, aCátedra Unesco de Profissionalização Docente, sediada na Fundação Carlos Chagas, completa 15 anos. Coordenada por Lúcia Villas Bôas, pesquisadora doDepartamento de Pesquisas Educacionais (DPE), a Cátedra se articula enquanto um espaço de produção colaborativa de conhecimento, promovendo encontros e trocas entre pesquisadores nacionais e internacionais e outros agentes que se interessam pelo trabalho docente no Brasil.  

Em setembro deste ano,LúciaeSandra Unbehaum, responsável pelo DPE, participaram do Encontro das Cátedras Unesco no Brasil. O evento teve como temaConectando Saberes, Fortalecendo Impactose foi realizado em Brasília. Na ocasião, foi lançado o livroCidadania Global e Sustentabilidade: ações das Cátedras UNESCO do Brasil, disponível para download gratuito. 

Um dos capítulos da publicação,  elaborado por Lúcia Villas Bôas, Adelina Novaes e Liliane Bordignon, é dedicado à história da Cátedra Unesco sobre Profissionalização Docente. De acordo com as autoras, a Cátedra tem consolidado sua presença em instituições de todas as regiões do país, buscando  compreender a complexidade do trabalho docente e os processos de aprendizagem com pesquisas que analisam como docentes constroem identidades e representações, e como esses processos impactam práticas educacionais e o desenvolvimento profissional.

Articulação em rede

A Cátedra tem como principal objetivo realizar pesquisas sobre formação e profissionalização de professores, além de estimular o debate interdisciplinar sobre questões relacionadas ao campo da educação no contexto brasileiro. 

A articulação de universidades e centros de pesquisa acontece por meio da elaboração de projetos e atividades de formação docente e de formação contínua de pesquisadores e pela organização de publicações, ciclo de palestras e eventos acadêmicos. 

Atualmente, 42 grupos de pesquisa distribuídos em 24 instituições de todas as regiões do Brasil e algumas estrangeiras  integram a Cátedra Unesco de Profissionalização Docente. 

Durante os 15 anos de existência, diversos livros já foram publicados pela Unesco e também pela FCC voltados à temática e à parceria, abordando temas como práticas pedagógicas na educação básica no Brasil, profissionalização e desenvolvimento profissional, formação de adultos, entre outros. 

Além da Cátedra Unesco, a Fundação Carlos Chagas também é sede daCátedra Franco-Brasileira Serge Moscovici, coordenado por Lúcia Villas Bôas, que investiga representações sociais e fenômenos psicossociais no campo educacional, e doCentro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação (CIERS-ed), sob coordenação de Adelina Novaes, voltado à realização de pesquisas no âmbito da educação  por meio, sobretudo, do estudo da teoria das representações sociais em articulação com outros referenciais da área. 

O que é uma Cátedra?

O programa de Cátedras da UNESCO foi lançado em 1992 junto com o programaUniversity twinning(UNITWIN), com o objetivo de oferecer formação por meio do intercâmbio de conhecimentos entre os países em desenvolvimento. 

Mais especificamente, uma Cátedra visa à promoção da formação, pesquisa e outras atividades para a produção de conhecimento e fortalecimento da educação superior, à promoção e facilitação da cooperação internacional (norte-sul e sul-sul) no campo da educação superior. 

O programa pretende, a partir de suas articulações, colaborar com as diretrizes e áreas de alta prioridade para a UNESCO, como Educação para Todos, Água e ecossistemas, Ciência e Ética, Diversidade Cultural e Informação para Todos.

Saiba mais

Livros publicados pela Cátedra Unesco de Profissionalização Docente disponíveis para download gratuito no site da FCC

Vocabulário de análise das atividades: pensar as conceitualizações ordinárias

Profissionalização e desenvolvimento profissional

Investigação narrativa em ciências humanas e sociais

Identidade e prática docentes: percursos e apropriações conceituais

Relacionados