Pesquisadoras da FCC participam de Encontro das Cátedras Unesco no Brasil
Na ocasião, houve lançamento de livro com capítulo dedicado à história da Cátedra Unesco sobre Profissionalização Docente, sediada na Fundação Carlos Chagas, que completa 15 anos em 2025
Jade Castilho
22/09/2025 20:46:49
Em 2025, aCátedra Unesco de Profissionalização Docente, sediada na Fundação Carlos Chagas, completa 15 anos. Coordenada por Lúcia Villas Bôas, pesquisadora doDepartamento de Pesquisas Educacionais (DPE), a Cátedra se articula enquanto um espaço de produção colaborativa de conhecimento, promovendo encontros e trocas entre pesquisadores nacionais e internacionais e outros agentes que se interessam pelo trabalho docente no Brasil.
Em setembro deste ano,LúciaeSandra Unbehaum, responsável pelo DPE, participaram do Encontro das Cátedras Unesco no Brasil. O evento teve como temaConectando Saberes, Fortalecendo Impactose foi realizado em Brasília. Na ocasião, foi lançado o livroCidadania Global e Sustentabilidade: ações das Cátedras UNESCO do Brasil, disponível para download gratuito.
Um dos capítulos da publicação, elaborado por Lúcia Villas Bôas, Adelina Novaes e Liliane Bordignon, é dedicado à história da Cátedra Unesco sobre Profissionalização Docente. De acordo com as autoras, a Cátedra tem consolidado sua presença em instituições de todas as regiões do país, buscando compreender a complexidade do trabalho docente e os processos de aprendizagem com pesquisas que analisam como docentes constroem identidades e representações, e como esses processos impactam práticas educacionais e o desenvolvimento profissional.
Articulação em rede
A Cátedra tem como principal objetivo realizar pesquisas sobre formação e profissionalização de professores, além de estimular o debate interdisciplinar sobre questões relacionadas ao campo da educação no contexto brasileiro.
A articulação de universidades e centros de pesquisa acontece por meio da elaboração de projetos e atividades de formação docente e de formação contínua de pesquisadores e pela organização de publicações, ciclo de palestras e eventos acadêmicos.
Atualmente, 42 grupos de pesquisa distribuídos em 24 instituições de todas as regiões do Brasil e algumas estrangeiras integram a Cátedra Unesco de Profissionalização Docente.
Durante os 15 anos de existência, diversos livros já foram publicados pela Unesco e também pela FCC voltados à temática e à parceria, abordando temas como práticas pedagógicas na educação básica no Brasil, profissionalização e desenvolvimento profissional, formação de adultos, entre outros.
Além da Cátedra Unesco, a Fundação Carlos Chagas também é sede daCátedra Franco-Brasileira Serge Moscovici, coordenado por Lúcia Villas Bôas, que investiga representações sociais e fenômenos psicossociais no campo educacional, e doCentro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação (CIERS-ed), sob coordenação de Adelina Novaes, voltado à realização de pesquisas no âmbito da educação por meio, sobretudo, do estudo da teoria das representações sociais em articulação com outros referenciais da área.
O que é uma Cátedra?
O programa de Cátedras da UNESCO foi lançado em 1992 junto com o programaUniversity twinning(UNITWIN), com o objetivo de oferecer formação por meio do intercâmbio de conhecimentos entre os países em desenvolvimento.
Mais especificamente, uma Cátedra visa à promoção da formação, pesquisa e outras atividades para a produção de conhecimento e fortalecimento da educação superior, à promoção e facilitação da cooperação internacional (norte-sul e sul-sul) no campo da educação superior.
O programa pretende, a partir de suas articulações, colaborar com as diretrizes e áreas de alta prioridade para a UNESCO, como Educação para Todos, Água e ecossistemas, Ciência e Ética, Diversidade Cultural e Informação para Todos.
Saiba mais
Livros publicados pela Cátedra Unesco de Profissionalização Docente disponíveis para download gratuito no site da FCC
Vocabulário de análise das atividades: pensar as conceitualizações ordinárias
Profissionalização e desenvolvimento profissional
Investigação narrativa em ciências humanas e sociais
Identidade e prática docentes: percursos e apropriações conceituais