Webinário marca lançamento de Guia de Clima Escolar Positivo, fruto de parceria do MEC com a Fundação Carlos Chagas
Elaborado sob coordenação de Adriano Moro, pesquisador da FCC, publicação compõe o ciclo de estudos sobre clima e convivência do Programa Escola das Adolescências
Jade Castilho
05/05/2026 09:50:24
Na próxima quinta-feira, 7 de maio de 2026, o Ministério da Educação (MEC) promoverá um webinário que marca o lançamento doGuia Clima Escolar Positivo para o processo de melhoria contínua das escolas, elaborado com apoio técnico da Fundação Carlos Chagas e da Fundação Roberto Marinho. O evento será transmitido ao vivo pelocanal do MEC noYouTubea partir das 10h.
Elaborado sob coordenação deAdriano Moro, doDepartamento de Pesquisas Educacionais (DPE)da FCC, a publicação compõe oPrograma Escola das Adolescências (PROEA)e é resultado do trabalho coletivo conduzido na pesquisa Leituras Guiadas, umciclo de estudose rodas de conversas com equipes gestoras de mais de 100 escolas públicas de dez estados brasileiros.
O guia é voltado paraapoiar a comunidade escolara compreender o clima e a convivência na instituição e a construir processos de melhoria de forma colaborativa e contínua. Umclima positivo, de acordo com a publicação, implica que a escola seja percebida como um lugar seguro, acolhido e respeitado, além de que envolva os integrantes da comunidade em discussões e decisões significativas da vida escolar.
Além de Adriano, o webinário contará com a participação de Kátia Schweickardt, Secretária de Educação Básica (SEB), Tereza Santos Farias, Diretora de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica (DPDI), Thaís Dias Luz Borges Santos, Coordenadora-Geral de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas, Victor Augusto Both Eyng, Coordenador-Geral de Ensino Fundamental, entre outros representantes do Ministério da Educação.
O evento também terá participação de convidados do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). A publicação conta com a colaboração do UNICEF, da Roda Educativa, da Ação Educativa, do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social da Universidade de São Paulo (LEPES/USP) e do Núcleo de Pesquisa em Desigualdades Escolares (NuPeDE), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).