1. Home
  2. |
  3. Fcc Em Pauta
  4. |
  5. Avaliação docente em Farmácia se adequa a currículo modular e traz soluções para aplicação e análise de resultados

Avaliação docente em Farmácia se adequa a currículo modular e traz soluções para aplicação e análise de resultados

O Questionário de Avaliação Continuada (QAC) pode auxiliar no processo de avaliação de graduações brasileiras. Na experiência do curso de Farmácia da Universidade de São Paulo, o QAC se mostrou um instrumento robusto, confiável e de fácil entendimento e aplicação

30/11/23 | Por Ana Maria Rosa Freato Gonçalves, pesquisadora colaboradora do Centro de Pesquisas em Assistência Farmacêutica e Farmácia Clínica da Faculdade de Ciências Farmacêutica de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil, anafreato@hotmail.com, e Márcia Mendes Ruiz Cantano, pedagoga da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil, marcia.cantano@usp.br

Composição de fundo verde claro, com fotografia de cápsulas de medicamentos e esquemas de estruturas de moléculas químicas. Sobre a imagem, há o texto “Avaliação docente em Farmácia se adequa a currículo modular e traz soluções para aplicação e análise de resultados”. Na parte superior da composição, há o logo da revista Estudos em Avaliação Educacional, em letras brancas em um fundo vermelho. Ao lado, está o nome do blog Em Pauta, em letras na cor vermelha em um fundo claro. A logomarca da Fundação Carlos Chagas e ícones do LinkedIn, Instagram e YouTube aparecem na parte inferior.

A busca pela qualidade de ensino depende de sistemas de avaliação que permitam gerar indicadores capazes de subsidiar ações coerentes com o projeto pedagógico de cada curso. A avaliação docente é parte fundamental desses indicadores, desde a atuação individual de cada professor até aspectos institucionais, como o espaço dedicado àquele componente no currículo. Com o propósito de aprimorar o ambiente acadêmico, promover o desenvolvimento profissional dos docentes e melhorar as possibilidades de aprendizagem dos alunos, o artigo Reformulação do instrumento de avaliação docente em uma graduação em Farmácia, publicado no periódico Estudos em Avaliação Educacional, apresenta a reformulação da estratégia para avaliação de desempenho docente na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da Universidade de São Paulo (USP).

A estratégia adotada na FCFRP incluiu a elaboração e validação de um questionário (conhecido por QAC – Questionário de Avaliação Continuada) com itens que visam a identificar os pontos fortes e os desafios no processo de ensino-aprendizagem.

O questionário contém quatro domínios estruturados: avaliação sobre o professor; avaliação sobre o módulo; autoavaliação do estudante; e, ao final, dois itens para coletar sugestões dos alunos. As opções de resposta obedecem a uma escala tipo Likert e variam de um (nunca) a cinco (sempre) para os domínios avaliação sobre o professor e autoavaliação do aluno; no domínio avaliação sobre o módulo, as opções de resposta variam entre um (concordo plenamente) e cinco (discordo plenamente).

Os itens foram elaborados por meio da consulta com especialistas oriundos da Comissão de Graduação e do Apoio Pedagógico, bem como de uma revisão da literatura. As questões foram submetidas à análise de especialistas quanto a clareza e pertinência de cada item. Após as alterações necessárias serem realizadas, os itens foram respondidos por 383 estudantes de graduação em Farmácia, de modo on-line e anônimo.

O QAC apresentou evidências de robustez e confiabilidade, com itens importantes para o processo de avaliação continuada, entendimento dos itens pelos alunos de graduação considerado suficiente e facilidade de autopreenchimento por meio do formato digital, embora ainda apresente desafios com a taxa de adesão. A experiência pode ser utilizada por outros cursos de graduação em Instituições de Ensino Superior, não apenas os de Ciências Farmacêuticas, mas todos os que seguem o formato modular em qualquer área do conhecimento, já que não foi incluído nenhum termo específico do curso de Farmácia na avaliação.

Leia o artigo em

Cantano, M. M. R., Gonçalves, A. M. R. F., Campos, M. S. de A., & Pereira, L. R. L. (2023). Reformulação do instrumento de avaliação docente em uma graduação em Farmácia. Estudos em Avaliação Educacional, 34, Artigo e08858. https://doi.org/10.18222/eae.v34.8858


Os argumentos presentes neste post são de responsabilidade dos autores e não necessariamente expressam as opiniões da Fundação Carlos Chagas.

Veja mais

No posts found.