Além dos muros da escola, Giseli Deprá, uma das vencedoras da 13ª edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques, desenvolveu uma experiência formativa no Museu Integrado de Roraima (MIRR). A docente do curso de Licenciatura em História da Universidade Estadual de Roraima (UERR) realizou atividades práticas no acervo do único museu do estado de Roraima
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O Plano Municipal de Educação (PME) prevê, em sua Meta 19, a efetivação da gestão democrática do ensino na rede pública, em acordo com a meta correlata prevista no Plano Nacional de Educação (PNE). Mas, em dois municípios fronteiriços do estado do Mato Grosso do Sul, a gestão democrática da educação é uma questão secundária.
Pesquisar em cor-relações com a união de mente, corpo, emoção e espírito foi a proposta de Paula Cristina Pereira Silva, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em sua pesquisa de doutorado, reconhecida com menção honrosa pelo Prêmio Capes de Tese 2023. A tese foi resultado de uma experiência
Permitir o celular na sala de aula ou proibir seu uso? Atenta à temática da utilização de tecnologias digitais no contexto educacional, uma realidade debatida por educadores, estudantes, pesquisadores e membros da gestão escolar, Keila Mendes dos Santos, uma das vencedoras da 13ª edição do Prêmio Professor Murillo Marques, propôs um projeto voltado para a
O artigo traz a relação entre arte e educação democrática no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia – os chamados IFs –, a partir da visão do autor, um professor de Artes Visuais do Instituto Federal Catarinense que pesquisou os Anais do Encontro Nacional de Professores de
A representação de educadoras em textos da obra de Mário de Andrade foi tema da tese vencedora da categoria Educação no Prêmio Capes de Tese 2023. O pesquisador Marco Antonio de Santana, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), escolheu o romance Amar verbo intransitivo e o conto Atrás da
A descentralização e a descoordenação que marcam a educação brasileira trazem enormes desafios para a superação de sua trajetória desigual e excludente. A coordenação nacional, por meio de normatização nacional e redistribuição de recursos, foi fundamental para ampliar o acesso e melhorar a aprendizagem, mas avanços podem ser feitos no nível estadual. O artigo Os
O ensino de questões ambientais nas escolas é essencial para a compreensão dos desastres climáticos. Foi com essa premissa que a pesquisadora Patrícia Mie Matsuo elaborou sua tese de doutorado intitulada Práticas escolares de Educação em Redução de Riscos e Desastres Socioambientais, vencedora da categoria Ensino no Prêmio Capes de Tese 2023. O estudo utilizou
O Espaço Formativo Compartilhado (EFC) trata da interação entre sujeitos que dele participam, envolvendo ações orientadas por objetivos intencionais e conscientes realizadas em uma unidade dinâmica. Tem como objetivo contribuir com a atividade de ensino por meio da atividade de aprendizagem docente, apreendendo como objeto a organização do ensino. Nessa perspectiva, a pesquisadora constituiu um
Há diversas formas de retratar a estrutura e o funcionamento de uma rede de ensino e a mais utilizada é o painel de indicadores online, tal como feito por instituições governamentais, como o INEP, ou por organizações privadas, como o QEdu, para citar os mais conhecidos. Nesses painéis, seleciona-se um conjunto de indicadores e de