A pesquisa Acesso de negros no ensino superior: o que mudou entre 2000 e 2010, publicada pelas pesquisadoras Amélia Artes e Arlene Ricoli no periódico Cadernos de Pesquisa, foi mencionada em coluna do jornal O Globo. Na matéria, a jornalista traz uma leitura sobre o debate no Congresso relacionado à revisão da política de ações
- Home
- |
- Fcc Notícias
- |
- Page 23
A importância da Fundação Carlos Chagas para o início dos estudos de gênero no Brasil foi destacada em matéria no site Diário do Poder. No texto, a autora Milena Câmara aborda a presença das mulheres na política ao longo das últimas décadas, desde a conquista do direito ao voto até a atual bancada feminina na Câmara
A pesquisa Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica, realizada pela Fundação Carlos Chagas, é referência em coluna do portal Hoje em Dia sobre os desafios da educação durante a pandemia. O texto apresenta dados sobre aprendizado, desigualdades e saúde mental em instituições de ensino. Acesse o informe sobre
Durante entrevista ao programa Brasil com Z, da Rádio Bandeirantes, a pesquisadora Gabriela Moriconi, da Fundação Carlos Chagas, fala sobre volume de trabalho docente em turmas do sexto ao nono ano do ensino fundamental. O tema foi analisado em relatório que compara o cenário brasileiro com as condições de trabalho de professores nos Estados Unidos,
A Fundação Carlos Chagas realizará no dia 26 de novembro, às 10 horas, a Cerimônia de Premiação da 11ª edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques. O evento contará com apresentações dos três projetos premiados, que abrangem a formação de educadores indígenas na Amazônia, entrelaçamento das trajetórias formativas de licenciandos de Química com a de
Pesquisadora da Fundação Carlos Chagas, Gabriela Moriconi concede entrevista sobre o volume de trabalho dos professores dos anos finais do ensino fundamental para o EcoaUOL. O texto enfatiza as consequências geradas pelo regime de trabalho docente no Brasil, o que inclui maior tempo gasto com deslocamento e menor número de atividades extraclasse. O relatório completo
Os resultados da pesquisa Volume de trabalho dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental, de autoria dos pesquisadores Gabriela Moriconi, Nelson Gimenes e Luciana Leme, repercutiram em coluna da Folha de S. Paulo. O estudo foi realizado pela Fundação Carlos Chagas em parceria com o Grupo D³e. Na coluna, Alexandre Schneider destaca as diferenças
A Fundação Carlos Chagas organiza o segundo webinário da série Pesquisas Educacionais em Foco, que acontece no dia 5 de novembro, sexta-feira, às 10 horas, no canal do YouTube da instituição. A primeira temporada da série tem apresentações de pesquisas relacionadas ao projeto temático Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da
O relatório Volume de trabalho dos professores dos anos finais do ensino fundamental, fruto de uma parceria entre a Fundação Carlos Chagas e o D³e – Dados para um debate democrático na educação, é tema de entrevista concedida pela pesquisadora Gabriela Moriconi à TV dos Trabalhadores. Gabriela é uma das autoras do estudo e discute
O estudo Volume de trabalho dos professores dos anos finais do ensino fundamental, fruto de uma parceria entre a Fundação Carlos Chagas e o grupo D3e, é tema de reportagem na rede de notícias CNN Brasil. Na matéria, Gabriela Moriconi, uma das autoras da pesquisa, enfatiza que os docentes brasileiros gastam mais tempo em sala