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Abandono e evasão no contexto da pandemia: acirramento das desigualdades escolares – estudo que integra o projeto “Desigualdades escolares no contexto da pandemia: diagnóstico e proposições para as políticas públicas”

Equipe Unicamp:
Coordenação geral: Maurício Ernica
Pesquisadoras: Cinthia Torres Toledo e Mariane Montibeller Silva

Equipe DPE/FCC:
Coordenação: Amélia Artes
Pesquisadoras: Adriana Pagaime, Sandra Unbehaum e Thais Gava (assistente de pesquisa)
Bolsistas pesquisadoras: Ingrid Anelise Lopes e Marcia Maurilio Souza

Equipe FE/USP:
Coordenação: Marília Pinto de Carvalho 

Financiamento: Fapesp (Processo n. 2021/08680-7) e FCC 

Vigência: 2022-2024

Descrição: O projeto “Desigualdades escolares no contexto da pandemia: diagnóstico e proposições para as políticas públicas” (Fapesp Processo n. 2021/08680-7) pretende propor diretrizes para ações e políticas públicas destinadas à redução de perdas e desigualdades educacionais causadas pela pandemia de covid-19 a partir da descrição e compreensão de três fenômenos: i. os efeitos da suspensão das aulas presenciais sobre a permanência escolar e as desigualdades de aprendizagem; ii. as experiências de estudantes e professores nesse contexto; e iii. as respostas de governos, escolas e professores. Em face da natureza global da pandemia, foram reunidas seis equipes de pesquisa com a intenção de que cada objeto particular abordasse a sua realidade educacional diante de seus efeitos. Duas estão sediadas no estado de São Paulo: uma reúne Unicamp e USP e outra é composta por equipe da FCC. Outros quatro estudos estão sediados no exterior: na Western Sidney University, Austrália; na Université Libre de Bruxelles, Bélgica; nas Universidades de Bordeaux, Rouen e Toulouse, na França; e na Mohammed V University, no Marrocos. Além da proposição de ações e políticas a partir das pesquisas empíricas, esse projeto também almeja criar o intercâmbio regular entre equipes internacionais. A equipe Unicamp/USP pretende caracterizar a experiência de retorno dos estudantes ao ensino híbrido ou presencial para apreender os processos de conversão de desigualdades sociais em desigualdades educacionais, considerando a articulação de classe, gênero e raça em diferentes territórios da cidade de São Paulo. A pesquisa da FCC partiu de estudo iniciado em 2020 que abordou a percepção de docentes sobre o abandono e a evasão escolar e as ações realizadas para mitigar esses problemas e pretende agora aprofundar esse tema. Intitulado “Abandono e evasão no contexto da pandemia: acirramento das desigualdades escolares”, o estudo tem os seguintes objetivos: 1. identificar, especificar e compreender as dinâmicas das escolas com o retorno às aulas presenciais de seus discentes, bem como os critérios adotados para evitar a evasão e o abandono escolar, à luz das normativas educacionais; 2. promover reflexão e problematização sistemática com gestores e professores dos anos finais do ensino fundamental acerca dos dados levantados e sistematizados sobre as escolas; 3. elaborar, em conjunto com docentes participantes do estudo, documento que possibilite, a partir da sistematização dos dados, a produção de diretrizes que possam contribuir com as redes de ensino no enfrentamento do abandono e da evasão escolar.