1. Início
  2. |
  3. Fcc Notícias
  4. |
  5. Clima escolar e liderança democrática nas escolas são tema de conferência com participação da Fundação Carlos Chagas
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos

 

Clima escolar e liderança democrática nas escolas são tema de conferência com participação da Fundação Carlos Chagas

 

Cartaz com os dizeres: Conferência sobre clima escolar e liderança democrática nas escolas. 30 de março, às 11 horas. A imagem tem fundo cinza azulado, com a sombra de mapa múndi. Linhas amarelas formam elipses na lateral esquerda. A logomarca da Fundação Carlos Chagas aparece na barra inferior.

|28/03/23

Evento ocorre em 30 de março, com transmissão online pelo Observatório Internacional de Clima Escolar e Prevenção da Violência

Por Luanne Caires

Melhorar o clima escolar e a convivência nas escolas é um processo que passa pelo diálogo com estudantes, professores e gestores e pela construção de um ambiente democrático e colaborativo. Com a proposta de discutir esses aspectos, os pesquisadores Adriano Moro, da Fundação Carlos Chagas, e Nikolett Arató, da Eötvös Loránd University (Hungria), coordenarão a conferência Improving school climate and developing democratic school leaderships (Aprimorando o clima escolar e desenvolvendo lideranças escolares democráticas, em tradução livre). 

O evento, que é gratuito e online, ocorrerá na próxima quinta-feira (30), às 11 horas do horário de Brasília, e pode ser acompanhado via link de transmissão. A conferência contará com a presença da pesquisadora Renata Maria Moschen Nascente, líder  do Grupo de Estudos e Pesquisas em Organização Escolar: Democracia, Direitos Humanos e Formação de Gestores, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e terá como objetivo apresentar os resultados iniciais do projeto Aprimoramento do clima escolar e desenvolvimento de lideranças escolares democráticas no contexto do programa de ensino integral do estado de São Paulo

O projeto conta com o diagnóstico do clima escolar e das lideranças em quatro escolas do programa de ensino integral na cidade de São Carlos (SP) e prevê a devolutiva dos resultados para as escolas, a realização de rodas de conversa com docentes, integrantes da equipe gestora, estudantes e seus familiares  para estudar as dimensões do clima escolar e a implementação de estratégias para formar lideranças democráticas em duas das quatro unidades selecionadas. 

A conferência é organizada pelo Grupo de Interesse Especial Entendimentos e práticas de mensuração: clima escolar e prevenção da violência, coordenado por Adriano e Nikolett junto ao Observatório Internacional de Clima Escolar e Prevenção da Violência (IOSCVP). O Observatório também organiza a 9ª Conferência Mundial sobre Violência na Escola, que ocorrerá em outubro e está com inscrições abertas.

Saiba mais
Conferência Improving school climate and developing democratic school leaderships
Quando: 30 de março de 2023, 11 horas
Onde: Transmissão online