1. Início
  2. |
  3. Fcc Notícias
  4. |
  5. Observatório Internacional de Clima Escolar e Prevenção da Violência abre inscrições para Conferência Mundial
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos

 

Observatório Internacional de Clima Escolar e Prevenção da Violência abre inscrições para Conferência Mundial

 

Cartaz com os dizeres: Nona Conferência Mundial sobre Violência na Escola e oitavo Congresso Estatal de Convivência Escolar. 2 a 4 de outubro de 2023. Inscrições abertas. Fundação Carlos Chagas. A imagem tem fundo azul e vermelho. Linhas e pontos conectados formam uma rede no canto superior direito.

|17/03/23

Evento reúne pesquisadores, profissionais da área de educação e agentes políticos para discutir práticas e políticas públicas relacionadas à convivência nas escolas

Por Luanne Caires

As inscrições para a 9ª Conferência Mundial sobre Violência na Escola e o 8º Congresso Estatal de Convivência Escolar estão abertas. O evento acontecerá entre os dias 2 e 4 de outubro de 2023, em Sevilha, na Espanha, mas contará também com transmissão on-line para facilitar a participação de profissionais de outras partes do mundo. A submissão de trabalhos estará disponível até 28 de abril. 

A edição tem como tema os diálogos sobre a (cyber)convivência e busca criar um espaço para compartilhamento de conhecimentos voltados à prevenção da violência e à melhoria da convivência escolar, tanto nos contextos educativos presenciais quanto nos virtuais. O debate sobre boas práticas para garantir o bem-estar emocional de estudantes, professores e demais integrantes da escola é uma das maneiras de assegurar a proteção da infância e a qualidade educacional. 

O pesquisador Adriano Moro, integrante do grupo Avaliação Educacional no Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas, coordenará a mesa Compreensão e prática da avaliação: clima escolar e prevenção da violência no terceiro dia do evento. Além de realizar pesquisas sobre o tema junto a escolas públicas de São Paulo, Adriano é um dos coordenadores do Grupo de Interesse Especial Entendimentos e práticas de mensuração: clima escolar e prevenção da violência, ao lado da pesquisadora Nikolett Arató, da Universidade Eötvös Loránd (Hungria). O grupo é uma iniciativa do Observatório Internacional de Clima Escolar e Prevenção da Violência (IOSCVP), com o qual a Fundação Carlos Chagas tem um termo de cooperação científica.  

A 9ª Conferência Mundial sobre Violência na Escola e o 8º Congresso Estatal de Convivência Escolar são organizados pelo IOSCVP, com apoio do grupo de pesquisa Agressão Interpessoal e Desenvolvimento Socioemocional (IASED), da Universidade de Sevilha, e o Ministério de Educação e Formação Profissional da Espanha. 

Saiba mais
9ª Conferência Mundial sobre Violência na Escola
Quando: 02 a 04 de outubro de 2023
Onde: Universidade de Sevilha, Espanha
Inscrições: até 15 de setembro de 2023
Mais informações: https://gestioneventos.us.es/wcvs2023