Está disponível o número 172 do CP (Cadernos de Pesquisa), segunda edição de 2019. Acesse!
|21/06/19
Está disponível o número 172 do CP (Cadernos de Pesquisa), segunda edição de 2019. O periódico da FCC (Fundação Carlos Chagas) publica, desde 1971, trabalhos inovadores, relativos a pesquisas, ensaios e outras modalidades de textos. Aborda a educação de forma ampla, agregando à temática escolar estudos que tratam de questões relacionadas a gênero, relações raciais, infância, juventude, escola, trabalho, família, políticas sociais. Confira abaixo os artigos e resenhas da edição.
Artigos
Clima escolar como fator protetivo ao desempenho em condições socioeconômicas desfavoráveis
Simone Gomes de Melo, Alessandra de Morais
Ingressar no ensino superior depois dos 23 anos: oportunidades e motivações
Catarina Mangas, Sara Lopes, Paula Ferreira, Isabel Beato
Resistência e resignação: narrativas de gênero na escolha por Enfermagem e Pedagogia
Renata Mourão Macedo
Narrativas nacionais de estudantes espanhóis e portugueses
Jorge Sáiz Serrano, Isabel Barca
Que história é considerada relevante pelos futuros professores de educação infantil?
Pilar Rivero, Julián Pelegrín
Black Lives Matter nos currículos? Imprensa negra e antirracismo em perspectiva transnacional
Amilcar Araujo Pereira
Avaliação do desempenho docente no Chile: percepção de professores mal avaliados
Alejandro Sepúlveda Obreque, Claudio Hernández-Mosqueira, Sebastián Peña-Troncoso, Maura Angelica Troyano Agredo, Margarita Opazo Salvatierra
Custos líquidos decorrentes da redução do número de alunos por turma: o caso português
Pedro Ribeiro Mucharreira, Belmiro Gil Cabrito, Luís Capucha
O perfil discente das universidades federais mudou pós-Lei de Cotas?
Adriano Souza Senkevics, Ursula Mattioli Mello
Competências históricas e narrativas europeias/nacionais nos livros de texto
Cosme Jesús Gómez Carrasco, Verónica Vivas Moreno, Pedro Miralles Martínez
Desafios para o desenho de novas pedagogias baseadas em tecnologias móveis
Eduardo Rodríguez Zidán, Carmen Yot, Claudia Cabrera, Juan Pablo Zorrilla Salgador, Javier Grilli Silva
Valorização do professor: prioridade política, tensão ou incerteza?
Romilda Teodora Ens, Marciele Stiegler Ribas, José Luis Oliveira, Rui Trindade
Transitando entre universidade e trabalho: trajetórias desiguais e políticas afirmativas
Nadya Araujo Guimarães, Ana Carolina Andrada, Monise Fernandes Picanço
Avaliação do clima escolar: construção e validação de instrumentos de medida
Adriano Moro, Telma Pileggi Vinha, Alessandra de Morais
Resenhas
Gênero e democracia: uma introdução
Maira Abreu
Putafeminismo: um caminho pelo direito de todas as mulheres
Juliana Albuquerque Sulz, Frederico Assis Cardoso