1. Início
  2. |
  3. Fcc Notícias
  4. |
  5. Dia Internacional das Mulheres e Meninas nas Ciências
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos

 

Dia Internacional das Mulheres e Meninas nas Ciências

 

11 de fevereiro - Dia Internacional das Mulheres e Meninas nas Ciências

|10/02/22

No dia 11 de fevereiro, comemora-se o Dia Internacional de Mulheres e Meninas nas Ciências. A data foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) e busca chamar a atenção para as desigualdades de gênero nas diferentes áreas científicas e tecnológicas. 

A persistência de determinados estereótipos de gênero nas ciências constituem importantes barreiras à equidade e marcam as experiências de meninas e mulheres nessas áreas. Essa situação é agravada quando observamos os dados sobre acesso, permanência e participação  de negras, indígenas, lésbicas, trans e das com deficiência.

De acordo com a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), garantir que meninas e mulheres tenham acesso igualitário à educação em STEM – Science, Technology, Engineering and Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e suas carreiras é imperativo para a garantia de liberdades e acesso ao conhecimento. 

A educação pode ser uma estratégia potente para o enfrentamento dessas desigualdades e a valorização da diversidade. Para avançar nessa direção é fundamental envolver toda a comunidade escolar em ações de sensibilização para a equidade de gênero e de raça, como também, gerar ações que estimulem o interesse das meninas pelas carreiras científicas desde o início de suas trajetórias escolares. São necessárias também ações que possam criar oportunidades de escolha e de permanência na escola e, posteriormente, no ensino superior.

A Fundação Carlos Chagas, por meio do Departamento de Pesquisas Educacionais, vem realizando pesquisas que privilegiam a análise das relações de gênero e étnico raciais em diferentes espaços de interação social, mas sobretudo no campo educacional. Além disso, a instituição apoia propostas voltadas para a equidade de gênero e de raça que busquem promover os direitos humanos de populações historicamente discriminadas. 

A  2a. Chamada  Garotas STEM – formando futuras cientistas é uma parceria entre British Council  e Fundação Carlos Chagas e vem somar esforços no apoio e na visibilidade de iniciativas que estejam ocorrendo em escolas do ensino básico, envolvendo universidades, museus de ciência e organizações sociais na promoção do interesse de garotas para as carreiras em áreas científicas e tecnológicas. O Garotas STEM integra o programa Mulheres na Ciência (Women in Science) do British Council e visa fortalecer vínculos em torno deste tema no Brasil e com o Reino Unido nos âmbitos individual e institucional.

“É fundamental que possamos trabalhar com a temática de gênero e ciências de uma maneira crítica, buscando construir soluções colaborativas que levem em consideração a realidade brasileira. Dar visibilidade para essas iniciativas é uma oportunidade de combater a desigualdade ainda muito presente nos campos educacionais e profissionais”, comenta Thais Gava, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas e coordenadora da 2a Chamada Garotas STEM. 

2a Chamada Garotas STEM
Inscrições até 16/02/2022
https://www.fcc.org.br/fcc/garotas-stem