1. Início
  2. |
  3. Fcc Notícias
  4. |
  5. Congresso Nacional de Educação (EDUCERE) reúne seminários sobre representações sociais e profissionalização docente
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos

 

Congresso Nacional de Educação (EDUCERE) reúne seminários sobre representações sociais e profissionalização docente

 

Cartaz com os dizeres: 16º Congresso Nacional de Educação (EDUCERE), 7º Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação (SIRSSE) e 9º Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÁTEDRA UNESCO). 25 a 28 de setembro de 2023. Temas abordados: Representações Sociais, Profissionalização de Professores e Investigação Narrativa. A imagem tem fundo verde, com ilustrações de folhas nas extremidades. A logomarca da Fundação Carlos Chagas aparece em uma barra inferior branca.

|20/09/23

Pesquisadoras da Fundação Carlos Chagas participam da coordenação dos seminários, que colocam em evidências diversas interfaces do campo educacional

Por Luanne Caires

A profissionalização docente e as relações entre representações sociais e educação são o tema central do 7º Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação (SIRSSE) e do 9º Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÁTEDRA UNESCO), que ocorrem nos dias 25 a 28 de setembro durante o 16º Congresso Nacional de Educação (EDUCERE). A Fundação Carlos Chagas participa da coordenação do SIRSSE e do SIPD, por meio de sua Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente e do seu Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação (CIERS-ed). 

Com formato presencial e on-line, o evento reunirá profissionais da educação básica e da educação superior, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação e terá como sede a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), em Curitiba. Na edição de 2023, o lema é o ato de esperançar, que convida a uma construção democrática, inclusiva, ética, sustentável e crítica no campo educacional. 

As pesquisas ligadas à teoria das representações sociais e à profissionalização docente serão debatidas em quatorze mesas, um painel e diversas comunicações orais ao longo da semana, com abordagens que dialogam com direitos humanos, cidadania, formação docente, pandemia, tecnologias digitais e redes colaborativas na educação. 

Além das mesas, a pesquisadora Daniela Barros da Silva Freire, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), discutirá o tema Pesquisa com crianças: diálogos em representações sociais. A palestra, moderada por Adelina Novaes, da Fundação Carlos Chagas, ocorrerá às 20h30 da quarta-feira (27). 

No dia do encerramento (28), às 9h, o pesquisador francês Hervé Breton (Université de Tours) ministrará a palestra Investigação Narrativa em Ciências Humanas e Sociais, que aborda aspectos do livro homônimo publicado pela Fundação Carlos Chagas a respeito das possibilidades e desafios da narração como forma de construir conhecimentos. A moderação será feita por Liliane Bordignon de Souza, pesquisadora da FCC

A programação será finalizada às 17h30 da quinta-feira com a conferência Políticas da Educação Básica no Brasil Atual, conduzida por Alexsandro do Nascimento Santos (Secretaria de Educação Básica do Ministério da  Educação – SEB/MEC) e moderada por Angela Maria Martins (Universidade Cidade de São Paulo – UNICID).

Saiba mais
16º Congresso Nacional de Educação (EDUCERE)
Quando: 25 a 28 de setembro
Onde: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Curitiba-PR)
Mais informações: https://eventum.pucpr.br/educere