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Conferência mundial sobre violência na escola tem programação disponível com participação da Fundação Carlos Chagas

 

Cartaz com os dizeres: Nona Conferência Mundial sobre Violência na Escola e oitavo Congresso Estatal de Convivência Escolar. 2 a 4 de outubro de 2023.Programação disponível. Fundação Carlos Chagas. A imagem tem fundo azul e vermelho. Linhas e pontos conectados formam uma rede no canto superior direito.

|22/09/23

Nesta edição, o tema principal são os diálogos sobre a (cyber)convivência, com discussões que incluem planejamento, engajamento e avaliação tanto do clima quanto da convivência escolar

Por Luanne Caires

A 9ª Conferência Mundial sobre Violência na Escola e o 8º Congresso Estatal de Convivência Escolar, que ocorrerão entre 2 e 4 de outubro de 2023 em Sevilha (Espanha), com transmissão on-line, já estão com sua programação completa disponível no site oficial do evento. Adriano Moro, integrante do grupo de pesquisa Avaliação Educacional, da Fundação Carlos Chagas, participará da conferência e debaterá temas como liderança democrática, avaliação do clima na escola, instrumentos de diagnóstico e planos de convivência escolar. 

A promoção do clima escolar e de lideranças democráticas como forma de melhorar a convivência e o bem-estar na escola é o tema de comunicação oral a ser realizada na terça-feira (3), às 17 horas, com participação de Adriano e demais pesquisadores integrantes do projeto Aprimoramento do clima escolar e desenvolvimento de lideranças escolares democráticas no contexto do programa de ensino integral do estado de São Paulo. Parceria entre a FCC, a Universidade Federal de São Carlos e o Observatório Internacional de Clima Escolar e Prevenção da Violência, o projeto é desenvolvido em quatro escolas e envolve diferentes segmentos da comunidade escolar para um trabalho conjunto e o compartilhamento de responsabilidades. 

Também na terça-feira, às 18h15, Adriano apresentará resultados do projeto Construção e validação de instrumentos de medida para  o  diagnóstico  da  convivência escolar  para a  Rede Municipal  de Ensino  de São  Paulo*. Ao longo do desenvolvimento do estudo, a equipe coordenada pelo pesquisador da FCC e por Luciene Tognetta (Universidade Estadual Paulista – Unesp) desenvolveu uma matriz de referência com quatro eixos de análise da convivência escolar: convivência ética e democrática, convivência cuidadosa, convivência pacífica e convivência inclusiva. Cada eixo também contava com itens avaliativos da percepção de estudantes, professores e gestores do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. Os instrumentos encontram-se atualmente em fase de validação. 

No último dia de conferência (4), as discussões incluirão: uma mesa redonda sobre Compreensão e prática da avaliação: clima escolar e prevenção da violência (12h15), com coordenação de Adriano Moro e tradução simultânea para espanhol e inglês; uma apresentação em simpósio com o tema Avaliação do clima escolar: estratégias de devolutiva dos dados às escolas para promover engajamento e melhora do ambiente educacional (15h), e uma comunicação oral sobre O plano de convivência como política pública de educação no Brasil: caminhos possíveis (17h). 

Saiba mais
9ª Conferência Mundial sobre Violência na Escola
Quando: 02 a 04 de outubro de 2023
Onde: Universidade de Sevilha, Espanha
Mais informações: https://gestioneventos.us.es/wcvs2023

*Esta publicação tem a cooperação da UNESCO e da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP) no âmbito da parceria PRODOC 914 BRZ 1147, Edital 04/2021 (Convivência Escolar), cujo objetivo é fortalecer a governança da Educação no Município de São Paulo por meio de ações de inovações à qualidade educativa e à gestão democrática.
As indicações de nomes e a apresentação do material ao longo deste relatório não implicam a manifestação de qualquer opinião por parte da UNESCO a respeito da condição jurídica de qualquer país, território, cidade, região ou de suas autoridades, tampouco da delimitação de suas fronteiras ou limites.
As ideias e opiniões expressas nesta publicação são as dos autores e não refletem obrigatoriamente as da UNESCO nem comprometem a Organização.