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Estratégia Regional Docente da UNESCO para a América Latina e o Caribe está em fase de consulta com participação da Fundação Carlos Chagas

 

Composição de fundo vermelho, com formas coloridas abstratas na parte superior e mapa da América Latina na parte direita da imagem. Sobre o fundo, há o texto: Estratégia Regional Docente da UNESCO na América Latina e no Caribe. O logotipo da Fundação Carlos Chagas e os ícones de perfis das redes sociais aparecem em uma barra inferior cinza.

|15/12/23

Documento proporá ações concretas para políticas públicas de formação, profissionalização e valorização de professores

 Por Luanne Caires

Professores bem formados, motivados e que tenham apoio estrutural e gerencial para a realização de suas atividades são um dos pilares para se alcançar os compromissos da Agenda de Educação 2030 — um plano de ação global que busca assegurar sistemas educativos mais inclusivos, equitativos e de qualidade. Para garantir o progresso da América Latina e do Caribe na agenda, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), por meio de seu Escritório em Santiago (Chile), organizou a Estratégia Regional Docente, documento que reúne diretrizes para informar políticas públicas educacionais voltadas a professores na região. 

A Fundação Carlos Chagas, que abriga a Cátedra Unesco sobre Profissionalização Docente, é uma das instituições parceiras tanto na elaboração técnica do documento preliminar que reúne as estratégias propostas quanto em seu processo de consulta regional. Ao longo dos meses de novembro e dezembro de 2023, gestores públicos, professores, diretores de escolas, formadores, pesquisadores, sindicatos de professores e representantes da sociedade civil têm sido ouvidos em encontros virtuais. A Unesco também conta com a parceria da  Universidad Diego Portales (Chile) na elaboração técnica e na consulta latino-americana. 

O documento de diretrizes teve como base uma revisão exaustiva da literatura científica sobre políticas docentes na América Latina e no Caribe e está articulado em quatro dimensões: condições para implementação de políticas públicas voltadas a professores; profissão docente; formação inicial e continuada, e inovação educacional. 

Após o processo de consulta, a versão preliminar do documento de estratégias será atualizada e disponibilizada publicamente. 

Saiba mais
Consulta ministerial sobre la Estrategia Regional Docente para América Latina y el Caribe
Em sua página em espanhol, a UNESCO disponibiliza informações sobre consulta ministerial realizada em parceria com a Fundação Carlos Chagas e a Universidad Diego Portales sobre documento que trata do futuro da docência na região latino-americana e no Caribe.

*As indicações de nomes e a apresentação do material ao longo deste conteúdo não implicam a manifestação de qualquer opinião por parte da UNESCO a respeito da condição jurídica de qualquer país, território, cidade, região ou de suas autoridades, tampouco da delimitação de suas fronteiras ou limites. As ideias e opiniões expressas nesta publicação são as dos autores e não refletem obrigatoriamente as da UNESCO nem comprometem a Organização.