1. Início
  2. |
  3. Fcc Notícias
  4. |
  5. Estratégias educacionais adotadas na pandemia podem ser aprendizado para próximos cenários de emergência sanitária
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos

 

Estratégias educacionais adotadas na pandemia podem ser aprendizado para próximos cenários de emergência sanitária

 

Cartaz com os dizeres: Na Mídia. Estratégias educacionais adotadas na pandemia podem ser aprendizado para próximas emergências sanitárias. Folha de São Paulo. 09 de novembro de 2023. Fundação Carlos Chagas. A imagem tem fundo cinza escuro com texto em branco.

|11/12/23

Por Lara Mello

A educação brasileira sofreu grande impacto com a pandemia de covid-19, na qual estados e municípios adotaram diferentes estratégias sem uma coordenação estruturada do Ministério da Educação (MEC).  O cenário aprofundou desigualdades já presentes, o que evidencia a importância de se traçar planos educacionais para futuras emergências sanitárias, que se tornam cada vez mais iminentes. 

Rodnei Pereira, pesquisador da Fundação Carlos Chagas, abordou o assunto em entrevista à Folha de S. Paulo. Uma medida citada por ele como necessária é que estejam disponíveis materiais para orientar professores e alunos para o uso de tecnologias digitais e que sejam definidos critérios mínimos do que precisa ser aprendido no período.

Outras estratégias educacionais adotadas na pandemia em alguns estados se destacam positivamente e devem ser consideradas ao se preparar para possíveis contextos semelhantes. Os kits de alimentação para famílias em substituição às merendas,  distribuídos em São Paulo, Minas Gerais e Fortaleza, por exemplo, permitiram que “as escolas tivessem papel fundamental na garantia da segurança alimentar do território como um todo”, ressalta Rodnei.

Confira a reportagem completa na Folha de S. Paulo.