1. Início
  2. |
  3. Fcc Notícias
  4. |
  5. Jornada Internacional sobre Representações Sociais tem último mês de inscrições abertas
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos

 

Jornada Internacional sobre Representações Sociais tem último mês de inscrições abertas

 

Cartaz com os dizeres: Décima segunda Jornada Internacional sobre Representações Sociais. Representações Sociais em tempos incertos e reconstrução do coletivo. Último mês de inscrições. Fundação Carlos Chagas. A imagem tem fundo azul e texto branco. Uma linha branca traça o contorno de prédios e do Cristo Redentor, monumento localizado no Rio de Janeiro.

|20/03/23

A Fundação Carlos Chagas é uma das instituições promotoras do evento, que ocorre em abril na cidade do Rio de Janeiro

Por Luanne Caires

A 12ª Jornada Internacional sobre Representações Sociais e a 10ª Conferência Brasileira sobre Representações Sociais estão com inscrições abertas até 19 de abril de 2023, com possibilidade de os interessados se inscreverem inclusive durante o evento. A jornada e a conferência têm como objetivo principal aprofundar o debate sobre desafios teóricos e metodológicos da Teoria de Representações Sociais e fortalecer parcerias e cooperações acadêmicas entre pesquisadores de diferentes regiões. Nesta edição, as atividades do evento foram planejadas para promover a reflexão sobre saberes sociais e reconstruções do coletivo em um contexto de pós-pandemia marcado por mudanças e polarizações. 

A Teoria das Representações Sociais, proposta pelo psicólogo social francês Serge Moscovici, considera que grupos na sociedade compartilham concepções naturalizadas que diferem entre cada grupo e que guiam a tomada de decisões cotidianas das pessoas que as compartilham. Por esse caráter que constitui subjetividades e orienta interações, o conceito de representações sociais dialoga com muitas áreas distintas, como a educação, a comunicação, a história e a psicologia — seu campo de origem. 

Adelina Novaes e Lúcia Villas Bôas, do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas (DPE/FCC), integram a comissão organizadora do evento. As pesquisadoras fazem parte do grupo Representações Sociais, Subjetividade e Educação, que realiza estudos que articulam a Teoria das Representações Sociais a processos expressos em políticas e currículos que afetam a formação e o trabalho dos professores. Ambas também integram o Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação (CIERS-ed) e a Cátedra Franco-Brasileira Serge Moscovici, dedicados à investigação científica sobre representações sociais e fenômenos psicossociais no campo da educação. 

A 12ª Jornada Internacional sobre Representações Sociais e a 10ª Conferência Brasileira sobre Representações Sociais contarão com a presença de Denise Jodelet, que apresentará a conferência de abertura Entre o individual e o social: transformações coletivas em tempos de reconstrução. Jodelet é integrante da Rede Mundial Serge Moscovici (REMOSCO), que impulsiona estudos colaborativos sobre diferentes abordagens da Teoria das Representações Sociais e da Psicologia Social, bem como supervisora geral do CIERS-ed e membra do conselho científico da Cátedra Franco-Brasileira. Pelas suas contribuições para o desenvolvimento e fortalecimento da Teoria, é a presidente de honra do evento, ao lado da presidente Denize Cristina de Oliveira (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). 

Saiba mais
12ª Jornada Internacional sobre Representações Sociais e a 10ª Conferência Brasileira sobre Representações Sociais
Quando: 16 a 19 de abril
Onde: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro – RJ
Inscrições e informações: https://www.2023.jirs.com.br/site/capa