Por Lara Mello O estudo Volume de trabalho dos professores dos anos finais do ensino fundamental: Estudos de caso em redes estaduais e municipais brasileiras, realizado pela Fundação Carlos Chagas em parceria com Dados para um Debate Democrático na Educação (D3e) e Itaú Social, foi tema de reportagem do Portal R7. Os pesquisadores analisaram os
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Iniciativa desenvolvida em curso de licenciatura da Universidade Federal de Goiás se apropria da tecnologia em sala de aula e reconfigura os papéis de docentes, estagiários e alunos de diferentes anos escolares
Por Luanne Caires A desigualdade no volume de trabalho de professores no Brasil e os fatores que ajudam a explicar essa desigualdade são tema de coluna da pesquisadora Gabriela Moriconi, da Fundação Carlos Chagas, no Nexo Políticas Políticas. Gabriela é uma das autoras do relatório Volume de trabalho dos professores dos anos finais do ensino
O aumento de situações de violência nas escolas nos últimos anos e a escalada de ameaças no último mês de abril intensificaram o debate sobre convivência e clima escolar. O pesquisador Adriano Moro, do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas (DPE/FCC), apresenta algumas considerações sobre como os professores podem lidar com atitudes reativas
Experiência formativa sobre obras escritas em língua italiana foi desenvolvida nas redes sociais para abordar linguagem, gênero, identidades e projetos decoloniais
Relatório apresentado por Fundação Carlos Chagas, D3e e Itaú Social evidencia fatores que ajudam a entender a desigualdade no volume de trabalho docente a partir de estudos de caso de redes municipais e estaduais
Evento ocorre em setembro na Colômbia e aborda a relação entre representações e práticas sociais Por Luanne Caires Os fenômenos sociais estão marcados por representações que são compartilhadas por diferentes grupos e que afetam sua maneira de se colocar e agir no mundo. A análise dessas representações está ligada a áreas tão diversas quanto educação,
O volume de trabalho docente no Brasil varia muito entre redes de ensino: nas redes estaduais, as médias vão de 181 a 439 estudantes por professor; nas municipais, a variação é de 11 a 525 alunos em média. Para investigar essa desigualdade, a Fundação Carlos Chagas, a associação Dados para um Debate Democrático na Educação
Por Graciele Oliveira Na última terça-feira, dia 11 de abril, aconteceu o evento Um retrato do ensino de ciências e tecnologias no Brasil no Meeting Point Estadão Think com transmissão online pelo canal do Estadão no YouTube para lançamento de estudo fruto de uma parceria entre Fundação Carlos Chagas e British Council – organização internacional
Docentes que atuam em instituições de ensino superior públicas ou privadas podem enviar os trabalhos sobre a experiência formativa nas licenciaturas até o dia 12 de junho O Prêmio Professor Rubens Murillo Marques tem como objetivo valorizar e divulgar experiências que contribuem para a aprendizagem da docência do futuro professor da educação básica. Podem concorrer