1. Início
  2. |
  3. Fcc Notícias
  4. |
  5. Ingresso no ensino superior e adoção do Provão Paulista são tema de reportagem com pesquisadora da Fundação Carlos Chagas
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos

 

Ingresso no ensino superior e adoção do Provão Paulista são tema de reportagem com pesquisadora da Fundação Carlos Chagas

 

Cartaz com os dizeres: Na Mídia. Ingresso no ensino superior e adoção do Provão Paulista são tema de reportagem com pesquisadora da FCC. Jornal do Campus. 15 de dezembro de 2023. Fundação Carlos Chagas. A imagem tem fundo cinza-claro com texto em cinza-escuro e detalhes vermelhos.

|21/12/23

A Universidade de São Paulo (USP), a maior da América Latina, irá acrescentar uma nova forma de ingresso em 2024. O Provão Paulista será aplicado aos alunos da rede pública estadual de forma seriada nos três anos do Ensino Médio, e dará acesso a vagas em universidades do estado. Assim, haverão três opções de entrada na USP: Fuvest, com 73,1% das vagas, o Provão Paulista, com 13,5% e por fim, o ENEM, também com 13.5%.

Amélia Artes, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas e doutora em Educação, falou sobre o assunto com o Jornal do Campus, produzido por alunos do curso de Jornalismo da Universidade de São Paulo. A diminuição de quase metade das vagas reservadas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chama a atenção pois é a alternativa mais acessível para estudantes de todo o país. É possível que a partir dessas mudanças, a USP se torne mais “paulista”, apesar da Pró-reitoria manifestar a intenção de maior diversidade financeira, étnico-racial e regional.

“Para que a gente democratize a universidade pública, devemos manter as políticas focalizadas. Precisamos que as universidades acolham e deem condições de pertencimento aos diferentes grupos. A chave para a educação é enfrentar a desigualdade”, afirma Amélia.

Confira a matéria completa no Jornal do Campus.