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Seminário internacional promove debate sobre reflexos da pandemia nas desigualdades educacionais

 

Composição de fundo cinza claro, com curvas que formam um globo azul à direita. Sobre a imagem, há a frase “Seminário Internacional Desigualdades Educacionais no Contexto da Pandemia. 19 a 21 de fevereiro de 2024”. O logotipo da Universidade de São Paulo (USP), da Fundação Carlos Chagas, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) aparecem em uma barra inferior branca.

|21/12/23

Evento coloca em pauta convergências e particularidades em relação a fenômenos globais como a pandemia de covid-19

Por Luanne Caires

As respostas aos efeitos de crises sanitárias na educação são diversas e dependem de contextos locais, regionais e nacionais, além de aspectos como renda, classe, gênero, raça e território. Em interlocução com pesquisadores de cinco países, a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), a Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Fundação Carlos Chagas organizam o seminário internacional Desigualdades Educacionais no Contexto da Pandemia. O evento ocorrerá entre 19 e 21 de fevereiro de 2024 na sede da Fundação Carlos Chagas em São Paulo. 

Além de pesquisadores das três instituições organizadoras, estarão presentes especialistas da Austrália, Bélgica, França e Marrocos, que desenvolveram estudos sobre as perspectivas de coordenadores, professores, estudantes e famílias a respeito das desigualdades educacionais, sobre a relação entre desigualdades e forma escolar, sobre o uso de tecnologias digitais por docentes durante o período de distanciamento social e sobre os efeitos da pandemia na escolarização em meio rural. 

As pesquisas são integradas no projeto Desigualdades educacionais no contexto da pandemia: diagnóstico e proposições para políticas públicas, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) no âmbito do edital UN-Research Roadmap COVID-19. O projeto teve como objetivo descrever e compreender a reorganização dos sistemas de ensino no período pandêmico, considerando aspectos desde as políticas educacionais até as práticas docentes e seus efeitos sobre a aprendizagem e a permanência escolar.

Os estudos apresentados trazem elementos que podem colaborar para o debate sobre políticas públicas educacionais, especialmente em termos de recuperação de defasagens e de enfrentamento de desigualdades educacionais. 

Detalhes sobre a programação serão disponibilizados em breve nas plataformas da Fundação Carlos Chagas.