Volume de trabalho docente é tema na programação de evento sobre educação e tecnologia
|14/06/23
Estudo desenvolvido em parceria pela FCC, D3e e Itaú Social é apresentado em reunião do Colegiado da Undime
Por Brenda Teixeira
O relatório Volume de trabalho de professores dos anos finais do ensino fundamental: estudos de caso em redes estaduais e municipais brasileiras, publicado pela Fundação Carlos Chagas (FCC), da associação Dados para um Debate Democrático (D³e) e Itaú Social, foi apresentado aos Membros do Colegiado Ampliado da Undime durante a programação da Bett Brasil. O evento ocorreu dia 11 de maio.
Gabriela Moriconi, pesquisadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da FCC, apresentou o estudo ao lado de Fernanda Lima Silva (D³e), Camila Feldberg e Ana Maria Fernandes Cardoso (Itaú Social). O estudo teve como propósito investigar os elementos que influenciam o volume de trabalho dos professores que atuam nos últimos anos do ensino fundamental no Brasil. Em particular, buscou-se entender os fatores que contribuem para que algumas redes de ensino apresentem médias elevadas ou reduzidas de alunos por professor.
Durante o evento, a pesquisadora falou sobre a importância do tema e e relembrou dados de outro relatório de política educacional, o Volume de trabalho dos professores dos anos finais do ensino fundamental: Uma análise comparativa entre Brasil, Estados Unidos, França e Japão que foi publicado em 2021.
A mesa foi uma oportunidade também para que os os dirigentes, a diretoria executiva nacional e os presidentes estaduais que compõem o Colégio Ampliado da Undime discutissem o tema, com compartilhamento de experiências e perguntas sobre os relatórios.
Saiba mais
Volume de trabalho dos professores dos anos finais do ensino fundamental – Estudos de caso em redes estaduais e municipais brasileiras
Relatório publicado pela Fundação Carlos Chagas, pelo D3e e pelo Itaú Social apresenta análise de fatores que influenciam o número total de alunos dos professores em redes de ensino municipais e estaduais.
DOI: 10.18222/fcc-d3e-2
Volume de trabalho dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental: Uma análise comparativa entre Brasil, Estados Unidos, França e Japão
Relatório publicado pela Fundação Carlos Chagas e pelo D3e apresenta análise das condições de trabalho docente em quatro países e traz evidências de que, no Brasil, o volume de trabalho dos professores é comparativamente maior e com importantes diferenças na forma de contratação e nas atribuições.
DOI: 10.18222/fcc-d3e_1