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Sobrecarga e desigualdade no volume de trabalho dos professores

 

Na Mícia - Sobrecarga e desigualdade no volume de trabalho dos professores. Valor Econômico. 26/06/2023. Logo da Fundação Carlos Chagas

|26/06/23

Por: Lara Mello 

Pesquisa realizada pela Fundação Carlos Chagas, Dados para um Debate Democrático na Educação (D3e) e o Itaú Social, e divulgada no relatório Volume de trabalho dos professores dos anos finais do ensino fundamental: Estudos de caso em redes estaduais e municipais brasileiras, foi destaque em matéria do Valor Econômico. O estudo mostra que quase um terço dos professores dos anos finais do ensino fundamental no Brasil tem mais de 300 alunos por ano, o que especialistas consideram como um excesso.

Gabriela Moriconi, coordenadora do estudo e pesquisadora da Fundação Carlos Chagas, ressaltou que o excesso de horas e alunos impacta diretamente não apenas a saúde do professor, mas a qualidade do ensino.

A pesquisa, além de mostrar as diferenças do volume de trabalho docente entre cidades e Estados brasileiros, também traz propostas para mitigar o excesso encontrado no estudo, que inclui políticas públicas. 

Confira a reportagem do Valor Econômico.

Acesse o relatório completo sobre o volume de trabalho docente nos anos finais do ensino fundamental.