1. Início
  2. |
  3. Fcc Notícias
  4. |
  5. Livro sobre histórico da Teoria das Representações Sociais na América Latina é lançado durante jornada internacional
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos

 

Livro sobre histórico da Teoria das Representações Sociais na América Latina é lançado durante jornada internacional

 

Cartaz com os dizeres: Lançamento de livro. Relatos históricos da Teoria das Representações Sociais na América Latina. A imagem tem fundo cinza claro e rosa. A capa do livro aparece à direita. Na capa, há uma ilustração de um buquê de flores de fricote. Na parte inferior do cartaz, há uma faixa vermelha com a logomarca e os perfis de redes sociais da Fundação Carlos Chagas.

|27/06/23

Obra é editada em português e espanhol e reúne relatos da chegada e do desenvolvimento da teoria em seis países

Por Luanne Caires

O livro Recuentos históricos de la Teoría de las Representaciones Sociales en América Latina / Relatos históricos da Teoria das Representações Sociais na América Latina foi lançado durante a última Jornada Internacional sobre Representações Sociais (JIRS) no Rio de Janeiro. A obra é organizada pelas pesquisadoras María Estela Ortega Rubí, da Universidad Autónoma de Nuevo León (UANL, México), e Adelina Novaes, do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas. 

Em edição bilíngue português/espanhol, o livro é formado por seis capítulos, cada um deles referente a um dos países analisados: Brasil, México, Venezuela, Colômbia, Cuba e Argentina. Neles, os autores apresentam referências atuais importantes da TRS, bem como momentos, contextos e trabalhos de vários pesquisadores que apoiaram a entrada da Teoria das Representações Sociais (TRS) em disciplinas do campo social. 

Durante a JIRS, María Estela e Adelina, autoras dos capítulos sobre México e Brasil, respectivamente, encontraram Eduardo Aguirre-Dávila (Universidad Nacional de Colombia), autor do capítulo sobre o contexto colombiano, para o evento de lançamento.

A publicação conta com apoio do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação (CIERS-ed), da Cátedra Franco-Brasileira Serge Moscovici, da Red Latinoamerica en Movimiento: Miradas Psicosociales, da Red Nacional de Investigadores en Representaciones Sociales (RENIRS) y Centro Mexicano para el Estudio de las Representaciones Sociales (CEMERS), da Universidad Autónoma de Nuevo León (UANL) e do Instituto de Investigaciones Sociales (iinSo).

Acesse a publicação:


Saiba mais
Latinoamerica en movimiento: miradas psicosociales (LAeM)
A rede visa a promover um espaço de encontro, de reflexão e de construção de conhecimentos e saberes em torno das dinâmicas psicossociais na América Latina a partir de uma perspectiva ético-política.