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Webinário discute as condições de trabalho e a movimentação dos empregos de professores do Ensino Fundamental

 

Webinário Retratos dos empregos e das condições do trabalho docente no Ensino Fundamental

|03/11/21

A Fundação Carlos Chagas organiza o segundo webinário da série Pesquisas Educacionais em Foco, que acontece no dia 5 de novembro, sexta-feira, às 10 horas, no canal do YouTube da instituição. A primeira temporada da série tem apresentações de pesquisas relacionadas ao projeto temático Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica, realizadas pela Fundação Carlos Chagas em parceria com a Unesco Brasil e Itaú Social.

O evento, intitulado Retratos dos empregos e das condições de trabalho docente no Ensino Fundamental contará com a participação de Antonio Bara Bresolin, Diretor Executivo do D³e -Dados para um debate democrático na educação, instituição que apoiou o estudo conduzido pela Fundação Carlos Chagas sobre a análise comparativa entre diferentes países a respeito do volume de trabalho docente, e  trará resultados de duas pesquisas do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas.

Em uma das apresentações, a pesquisadora Gabriela Moriconi abordará os resultados relacionados ao estudo Volume de trabalho dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental: Uma análise comparativa entre Brasil, Estados Unidos, França e Japão publicado pelo D³e. Na apresentação, a pesquisadora trará uma análise comparativa do volume de trabalho de trabalho de docentes dos anos finais do Ensino Fundamental no Brasil, Estados Unidos, França e Japão, envolvendo aspectos como o número de escolas, redes, etapas e disciplinas que docentes lecionam; o tamanho das turmas, o número de turmas; e o número total de alunos por professor. “Trata-se de um conjunto de condições de trabalho muito relevantes, o qual acredita-se que tenha afetado o trabalho dos professores de modo ainda mais evidente durante a pandemia”, afirma Moriconi. 

Maria Rosa Lombardi, coordenadora da pesquisa Análise e caracterização de movimentação dos empregos para professores da Educação Básica – Ensino Fundamental 2020/2021, discutirá o comportamento do emprego docente durante a pandemia. O estudo, que utiliza dados do Novo CAGED – Cadastro de Empregados e Desempregados e da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), avalia os impactos do período pandêmico sobre admissão e desligamento de docentes, incluindo recortes de perfil demográfico, função/ocupação, e região geográfica. A pesquisadora também trará resultados relacionados à COVID-19 e os desligamentos por morte no primeiro trimestre de 2021 em comparação ao primeiro trimestre de 2020.  

Pesquisas Educacionais em Foco
Webinário: Retratos dos empregos e das condições do trabalho docente no Ensino Fundamental
5 de Novembro às 10h
Acesso: Fundação Carlos Chagas – canal YouTube