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Webinário discute desigualdades no volume de trabalho docente no Brasil

 

Cartaz com os dizeres: Webinário adiado. Nova data em breve. Volume de trabalho de professores das redes estaduais e municipais do Brasil. A imagem tem fundo branco e texto em azul. As logomarcas do Itaú Social, da Fundação Carlos Chagas e do D3e aparecem na barra inferior.

|30/03/23

Não há espaço para falarmos sobre outros desafios da educação quando somos atravessados pela tamanha tragédia que ocorreu no Centro de Educação Infantil Cantinho Bom Pastor. Por esse motivo, a transmissão ao vivo para lançamento da pesquisa “Volume de trabalho de professores das redes estaduais e municipais do Brasil” será adiada. Em breve informaremos a nova data.

O nosso compromisso é de continuar trabalhando para que a escola seja um ambiente seguro, de aprendizagem e de desenvolvimento. Nossos profundos sentimentos às famílias e à comunidade escolar.

Fundação Carlos Chagas, D3e e Itaú Social

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Evento apresenta resultados e recomendações de relatório de política educacional que analisa o volume de trabalho de professores dos anos finais do ensino fundamental a partir de dez estudos de caso

Por Luanne Caires

No dia 05 de abril de 2023, às 14h30, ocorrerá o webinário Volume de trabalho de professores das redes estaduais e municipais do Brasil, realizado pela Fundação Carlos Chagas, pela associação Dados para um Debate Democrático na Educação (D³e) e pelo Itaú Social. O evento apresentará o relatório Volume de trabalho dos professores dos anos finais do ensino fundamental – Estudos de caso em redes estaduais e municipais brasileiras, que buscou responder às perguntas: O que explica a média de alunos por professor de uma rede de ensino? Por que determinadas redes do país apresentam médias baixas, enquanto outras têm médias altas nessa variável?

Os questionamentos derivam de dados do censo escolar 2020, que mostram que a média de alunos por professor no Brasil varia de 11 a 525 estudantes, conforme a rede, e que quase 20% dos professores do 6º ao 9º ano do ensino fundamental têm mais de 400 alunos por ano letivo. 

Para entender a variação no volume de trabalho docente, o estudo traz análises dos aspectos determinantes do tamanho e do número de turmas que um professor pode assumir — o que tem efeitos diretos sobre o número de alunos sob sua responsabilidade em um ano. Os dados foram obtidos a partir de estudos de caso em redes de ensino de diferentes regiões do Brasil, que variam em termos de média de alunos por professor, dependência administrativa (estaduais e municipais), região geográfica, tamanho da rede e contexto local (rural/urbano).  

O webinário terá participação de Gabriela Moriconi, pesquisadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas e coordenadora do estudo, de Carlos Abicalil, ex-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e ex-deputado federal, de Haroldo Rocha, coordenador geral do Profissão Docente e ex-secretário de Educação do Estado do Espírito Santo, e de Gina Vieira Ponte, professora na educação básica do Distrito Federal por mais de 30 anos, especialista em desenvolvimento humano, educação e inclusão escolar e idealizadora do Projeto Mulheres Inspiradoras.

A especialista em monitoramento e avaliação do Itaú Social, Esmeralda Correa Macana, e o diretor executivo do D³e, Antonio Bresolin, também estarão presentes e apresentarão a parceria entre as instituições e o contexto da primeira parte da pesquisa Volume de trabalho dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental, publicada em 2021 e que comparou o trabalho de professores no Brasil, nos Estados Unidos, na França e no Japão. 

O evento será transmitido ao vivo pelo canal do Itaú Social no YouTube

Saiba mais
Volume de trabalho de professores das redes estaduais e municipais do Brasil
Quando: 05 de abril (quarta-feira), às 14h30
Onde: canal do Itaú Social no YouTube

Volume de trabalho dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental – Uma análise comparativa entre Brasil, Estados Unidos, França e Japão
Relatório publicado pela Fundação Carlos Chagas e pelo D3e apresenta análise das condições de trabalho docente em quatro países e traz evidências de que, no Brasil, o volume de trabalho dos professores é comparativamente maior e com importantes diferenças na forma de contratação e nas atribuições.