1. Início
  2. |
  3. Fcc Notícias
  4. |
  5. Webinário traz evidências sobre por que o trabalho de professores é tão desigual nas redes brasileiras
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos

 

Webinário traz evidências sobre por que o trabalho de professores é tão desigual nas redes brasileiras

 

Cartaz com os dizeres:Webinário Volume de trabalho de professores das redes estaduais e municipais do Brasil. 15 de junho, 14 horas e 30 minutos. A imagem tem fundo branco e texto em azul. As logomarcas do Itaú Social, da Fundação Carlos Chagas e do D3e aparecem na barra inferior.

|07/06/23

Evento apresenta resultados e recomendações de relatório que analisa o volume de trabalho docente nos anos finais do ensino fundamental 

Por Luanne Caires

Na próxima quinta-feira (15/06), às 14h30, ocorrerá o webinário Volume de trabalho de professores das redes estaduais e municipais do Brasil, organizado pela Fundação Carlos Chagas, pela associação Dados para um Debate Democrático na Educação (D³e) e pelo Itaú Social. No evento, será apresentado o relatório Volume de trabalho dos professores dos anos finais do ensino fundamental – Estudos de caso em redes estaduais e municipais brasileiras, que traz análises de aspectos determinantes do tamanho e do número de turmas que um professor pode assumir em um ano letivo. O estudo dá continuidade à primeira parte da pesquisa publicada em 2021, que compara o trabalho de professores no Brasil, nos Estados Unidos, na França e no Japão

Segundo dados do censo escolar 2020, a média de alunos por professor no país varia de 11 a 525 estudantes, conforme a rede. Além disso, cerca de 20% dos professores que atuam do 6º ao 9º do ensino fundamental têm mais de 400 alunos por ano. Compreender por que determinadas redes apresentam médias baixas, enquanto outras têm médias altas, é fundamental para o planejamento de políticas públicas que assegurem condições de trabalho adequadas aos professores.

O webinário terá participação de Gabriela Moriconi, pesquisadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas e coordenadora do estudo, de Haroldo Rocha, coordenador geral do Profissão Docente e ex-secretário de Educação do Estado do Espírito Santo, de Carlos Abicalil, ex-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e ex-deputado federal, e de Gina Vieira Ponte, professora na educação básica do Distrito Federal por mais de 30 anos, especialista em desenvolvimento humano, educação e inclusão escolar e idealizadora do Projeto Mulheres Inspiradoras.

O diretor executivo do D³e, Antonio Bresolin, e a especialista em educação do Itaú Social, Juliana Yade, também estarão presentes. 

O evento será transmitido ao vivo pelo canal do Itaú Social no YouTube

 

Saiba mais
Volume de trabalho dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental – Uma análise comparativa entre Brasil, Estados Unidos, França e Japão
Relatório publicado pela Fundação Carlos Chagas e pelo D3e apresenta análise das condições de trabalho docente em quatro países e traz evidências de que, no Brasil, o volume de trabalho dos professores é comparativamente maior e com importantes diferenças na forma de contratação e nas atribuições.