Olhares psicossociais para a prática docente

Pesquisadores DPE/FCC: Adelina Novaes (coord.) e Lúcia Villas Bôas (coord.)

Pesquisadores Colaboradores: Pesquisadores associados ao CIERS-ed

Financiamento: Unesco, FCC (o projeto recebe apoio financeiro das agências estaduais e federais de fomento à pesquisa, bem como das instituições participantes)

Parceiros: UFPB, UCB, Unesp/Presidente Prudente, Unesa, CUML, Unicid, UA (Portugal), PUC-SP, UFRN, UFSC, UFMT, Uerj, UFU, UFPA, Uneb, Ufal, UFV, Univille, Unisantos, Université de Macédoine de L´Ouest (Grécia), Univali, UFMA, Furb, PUC-PR, Unip/São José dos Campos, USP, UB (Argentina), Uniube

Vigência: 2018-2021

Descrição: O Projeto, desenvolvido pelo Ciers-ed e a Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente, congrega quarenta grupos de pesquisa e visa a oferecer uma pluralidade de informações contextualizadas sobre o cotidiano escolar com foco no trabalho de professores/as, por meio de estudo psicossocial de caráter etnográfico, recorrendo a multimétodos de coleta e análise. Considerando a configuração multicêntrica do Projeto e a necessidade de produção de informações passíveis de sistematização e de interpretações abrangentes, em 2019 foi compilado um Protocolo que contém cinco orientações para produção de informações de pesquisa. O documento foi elaborado considerando-se a possibilidade de obter elementos das representações de educadores e educandos sobre: ser professor e ser aluno; a prática docente e a prática discente; bem como sobre o contexto escolar. Uma carta para o/a diretor/a da unidade escolar, lócus da investigação, acompanha o Protocolo, seguida de um modelo de “Manifestação do(a) responsável pelo local onde será desenvolvida a Pesquisa”. Para apresentação do Protocolo e afinamento dos grupos em relação ao Projeto, foram realizadas duas reuniões técnicas (uma em maio de 2019, no DPE, e outra em setembro de 2019, na PUC-PR), bem como ofertado o curso “Etnografia da docência cotidiana”, com Ruth Mercado Maldonado. A Pesquisadora Adelina Novaes também foi convidada a apresentar o Projeto em um seminário na University of Portsmouth (Inglaterra) e outro na Universidad Nacional de Tucumán (Argentina), além de uma oficina com docentes da rede de educação básica da Prefeitura de Tafi Viejo (Argentina).

Olhares psicossociais para a prática docente - Protocolo de pesquisa

Skip to content