Divulgação Científica

  • Início
  • |
  • Fluxo Educação
  • |
  • Experiência premiada pela FCC fomenta a democratização do ensino e da aprendizagem do francês na educação básica
www.fcc.org.br

Experiência premiada pela FCC fomenta a democratização do ensino e da aprendizagem do francês na educação básica

Desenvolvida na Universidade Federal de Viçosa (UFV), iniciativa formativa une ensino, pesquisa e extensão em projeto de formação inicial de docentes na língua francesa

Autor- Jade Castilho,Fluxo Educação -17/11/2025 12:42:34

Democratizar o ensino e a aprendizagem do francês na educação básica é um dos objetivos do projetoFrancês para Todos, idealizado pela docente Rita de Cássia Gomes, da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A professora da Licenciatura em Letras Português-Francês é uma das reconhecidas pela15ª edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques

Em uma experiência que mistura ensino, pesquisa e extensão, Rita promove a formação inicial do professor de francês como língua estrangeira (FLE) e a democratização do ensino e aprendizagem de FLE ao oferecer aulas gratuitas para alunos da rede pública de escolas municipais e estaduais, na cidade mineira. 

Criado em maio de 2022, o Francês para Todos nasceu do desejo antigo da professora universitária, cujo percurso escolar se deu na rede pública de ensino, de proporcionar aos alunos da educação básica maior oportunidade de acesso à língua estrangeira, um idioma que não está presente no contexto escolar. 

Ao aproximar o ensino superior da educação básica, a experiência formativa contribui para a permanência de licenciandos na graduação, para o desenvolvimento pedagógico dos futuros docentes e em oportunidades de intercâmbio e produções acadêmicas. A docente comenta sobre como o projeto também impactou positivamente as escolas e alunos da educação básica, gerando maior engajamento e, em alguns casos, inspirando a escolha profissional dos jovens.

Escolha do francês como área de atuação 

Rita Gomes explicou que escolheu o francês para sua formação e carreira devido a um contato inusitado com o idioma na graduação e o papel significativo de uma docente da universidade, que a fez pensar em sua carreira e em oportunidades que o francês poderia abrir ao longo de sua trajetória acadêmica e profissional. 

Sentindo a necessidade de aproximar seus alunos da educação básica, ela idealizou oFrancês para Todos, o qual visa preencher a lacuna na formação de professores, proporcionando aos estudantes de letras a experiência de lecionar francês em escolas de educação básica.

“Ouvindo os coordenadores pedagógicos das escolas, vimos que os alunos que participam do projeto se sentem valorizados e presenteados, com mais interesse pela escola, com diminuição da indisciplina, vendo uma novidade, recebendo o certificado e vendo a possibilidade de cursar uma licenciatura no ensino superior”, conta Rita. 

A professora Rita Gomes explicou que, em algumas escolas, as aulas de francês são oferecidas para turmas de ensino integral com o objetivo de engajar alunos considerados mais difíceis, e a logística das aulas é sempre discutida com a escola. Há também a possibilidade de aulas no contraturno, com os alunos permanecendo na escola para assistir às aulas de francês.

Para além da sala de aula

O projetoFrancês para Todostem gerado impactos positivos significativos para os estudantes de licenciatura da UFV. Rita Gomes destacou que as bolsas financeiras do programa têm contribuído para a permanência dos alunos na graduação, permitindo que trabalhem em sua área de formação. 

“OFrancês para Todosproporciona aos discentes da licenciatura refletirem sobre o trabalho docente tanto de maneira individual, ao ministrar suas aulas, quanto coletiva, nas reuniões de equipe. Ao estabelecer uma ponte entre a universidade e a comunidade, o projeto contribui para o crescimento pessoal, profissional e intelectual do público-alvo, e articula ensino, pesquisa e extensão, uma relação teoria e prática”, complementa a docente. 

Além disso, para a docente, o projeto proporciona uma aproximação essencial entre a teoria e a prática pedagógica, dando aos alunos mais segurança e experiência na sala de aula, como a adaptação de materiais didáticos e a implementação de estratégias para manter a atenção do grupo. 

A iniciativa tem contribuído para o fortalecimento da consciência coletiva sobre a importância e a relevância da habilitação em francês no curso de Letras. Rita Gomes observou que o projeto tem aumentado a visibilidade do Departamento de Letras e a autoestima dos alunos, mostrando que o curso oferece oportunidades de ganho financeiro, desenvolvimento pedagógico e intercâmbio. 

Ainda, a prática pedagógica no projeto tem fomentado a produção acadêmica e científica dos alunos, que desenvolvem trabalhos de conclusão de curso e apresentam trabalhos em congressos, conectando ensino, pesquisa e extensão de forma visível.

Rita Gomes também notou que alguns alunos que tiveram contato com o francês por meio do projeto nas escolas optaram por ingressar no curso de Letras, inclusive na habilitação em francês, o que demonstra um impacto significativo na escolha profissional dos jovens.

Acerimônia de premiaçãodesta edição doPrêmio Professor Rubens Murillo Marquesserá realizada no dia 28 de novembro (sexta-feira), às 10h, com transmissão ao vivo no canal da FCC noYouTube

Participe!

Voltar