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Matemática e poesia: experiência premiada pela FCC aborda literatura de cordel no ensino de jovens, adultos e idosos

Experiência realizada na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) aplica as reflexões sociais do cordel na aprendizagem de conceitos matemáticos

Autor- Jade Castilho,Prêmio Prof. Rubens Murillo Marques -12/11/2025 14:34:02

Matemática e poesia se encontram na experiência formativa realizada pelo docente Jonson Ney Dias da Silva, reconhecido pela15ª edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques. O professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) usa a literatura de cordel no ensino de conceitos matemáticos na Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EPJAI). 

O projetoLiteratura de Cordel na aula de Matemáticavem sendo desenvolvido desde julho de 2023 como uma das ações de extensão do Programa de Educação Matemática de Jovens e Adultos (PEMJA), vinculado ao curso de Licenciatura em Matemática da UESB, no campus de Vitória da Conquista.

A proposta visa contribuir para a formação inicial e continuada de professores que atuam na Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EPJAI). Dividida em cinco etapas, a proposta envolve o estudo teórico, o planejamento de oficinas, a interação com professores da rede municipal de Vitória da Conquista, a vivência em sala de aula e a reflexão coletiva. 

Por meio da literatura de cordel como um instrumento pedagógico, o projeto promove uma abordagem interdisciplinar e contextualizada do ensino de Matemática, com o intuito de valorizar os saberes dos educandos.

"Lendo sobre cordel, vi que era uma literatura que tinha um cunho muito político, econômico, e que alguns autores chamavam até de jornal do povo. E a partir daí, eu falei, gente, dá para criar situações, problemas da realidade, e problematizar como contação de história", relatou Jonson sobre o processo de criação da iniciativa com os estudantes.

A experiência propicia aos licenciandos o desenvolvimento de competências profissionais, como planejamento, escuta ativa e construção da identidade docente. A avaliação é contínua, focada na reflexão crítica e no aprimoramento das práticas pedagógicas. 

A iniciativa gerou produções acadêmicas, materiais didáticos e um site institucional, fomentando o diálogo entre universidade, escola e comunidade. De acordo com Jonson, ao valorizar a diversidade sociocultural da EPJAI, o projeto reafirma o compromisso com uma educação matemática emancipadora e transformadora.

Dois e dois são…

A partir da integração do Cordel na Matemática para estudantes da EPJAI, a experiência, ao unir estudantes de licenciatura e estudantes da modalidade de ensino, se constitui em um importante espaço de formação inicial e continuada de forma concomitante. 

Jonson Ney Dias Da Silva explicou que o cordel é aplicado para explorar a linguagem e o discurso matemático, por meio de cordéis que abordam situações-problema, histórias e conteúdos. 

Para o docente, o objetivo é que os alunos da modalidade de ensino falem de matemática de forma natural, superando a resistência inicial à disciplina. A oralidade do cordel também é vista como um meio para aproximar a poesia da matemática.

"A poesia é algo que sensibiliza a gente, é algo que toca, é algo que aproxima. Você vê uma melodia, você vê uma música, você vê um cordel, e essa linguagem aproxima a gente, faz a gente parar um pouco, respirar, pensar, inclusive sobre matemática", comenta Jonson. 

As ações desenvolvidas dentro da proposta do projeto proporcionaram a construção de um ambiente de interlocução entre a universidade e a sociedade, no caso o contexto escolar.

O cordel e a transformação social 

Ao longo das oficinas com os estudantes da licenciatura e com os docentes e estudantes da EPJAI, o grupo abordou conceitos matemáticos como quilograma, volume e capacidade a partir das leituras de mundo e de seus contextos próprios. 

A prática aplicada no interior da Bahia retoma o papel político do cordel de transformação social e coloca em diálogo experiência, teoria e prática. 

“É você trazer essa temática que está gritando fora da escola para dentro da escola. E a partir da matemática, do que o Paulo Freire fala de ler e escrever o mundo, você bota a lente da matemática nisso. A partir desse aprendizado, a gente consegue desenvolver a autonomia dos alunos também, né? Que estiverem em contato com essa experiência”, detalha Jonson.

Com o reconhecimento da experiência formativa pelo Prêmio Professor Rubens Murillo Marques 2025, o docente reforça a visibilidade que a premiação oferece para o projeto, especialmente no contexto dessa modalidade de ensino. 

Acerimônia de premiaçãoserá realizada no dia 28 de novembro (sexta-feira), às 10h, com transmissão ao vivo no canal da FCC no YouTube. 

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