Livro contribui com debate sobre dimensões psicossociais e culturais que afetam a organização das sociedades
|02/12/22
Obra apresenta aplicação das representações sociais em diferentes contextos práticos e traz reflexões para o progresso teórico dessa área de estudos
Por Luanne Caires
Articulações entre teoria e prática no campo das representações sociais são a essência do livro Estudios en representaciones sociales: renovación y diversidad problemática, lançado em 2022 no Repositório Institucional Digital de Acesso Aberto da Universidade Nacional de Quilmes, da Argentina.
Com prefácio de Denise Jodelet, referência na pesquisa e na difusão da Teoria das Representações Sociais, o livro reúne trabalhos apresentados na Conferência Internacional sobre Representações Sociais (CIRS) de 2018, realizada na Argentina. A obra é organizada em duas partes. Os três primeiros capítulos são marcados por uma abordagem teórica e trazem análises epistemológicas da Psicologia Social. Nos dez capítulos finais, são apresentadas pesquisas que se inspiram na Teoria das Representações Sociais, com aplicações nas áreas de vínculos sociais, saúde física e mental, identidades, subjetividades e relações entre grupos.
Lúcia Villas Bôas, líder do grupo de pesquisa Representações Sociais, Subjetividade e Educação na Fundação Carlos Chagas, é autora do capítulo Educación: mirada psicosocial y cambio (Educação: olhar psicossocial e mudança), escrito em coautoria com Maria de Fátima Barbosa Abdalla, professora da Universidade Católica de Santos. O capítulo é dedicado a discutir os aportes teóricos do sociólogo Pierre Bourdieu e do psicólogo social Serge Moscovici por meio de um enfoque no contexto educacional e na tensão entre estabilidade e mudança.
A obra é organizada por María Cristina Chardon, Liliana Bilevich de Gastron, José Antonio Castorina e Noemí Graciela Murekian. A publicação é fruto de parceria entre a Agencia Nacional de Promoción de la Investigación, el Desarrollo Tecnológico y la Innovación, a Universidad Nacional de Quilmes, a Universidad Nacional de Luján e a Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (Flacso Argentina).
Saiba mais
Estudios en representaciones sociales: renovación y diversidad problemática
Livro digital e gratuito aborda o enfoque das representações sociais em seus aspectos teóricos e práticos a partir de estudos desenvolvidos na Argentina e de análises de pesquisadores do Brasil e de Portugal.
Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividades – Educação (Ciers-ed)
Desde 2006, realiza investigações científicas na área de educação por meio do estudo da teoria das representações sociais, articulada a outros referenciais teóricos e metodológicos, para analisar e refletir sobre processos educacionais e suas consequências na sociedade.