1. Home
  2. |
  3. Publications

Publications

Publicações na área da educação reconhecidas nacional e internacionalmente

Cadernos de Pesquisa

Desde 1971, publica trabalhos inovadores, relativos a pesquisas, ensaios e outras modalidades de textos. Aborda a educação de forma ampla, agregando à temática escolar estudos que tratam de questões relacionadas a gênero, relações raciais, infância, juventude, escola, trabalho, família, políticas sociais. Access. ISSN: 0100-1574 | e-ISSN: 1980-5314 | Periodicidade: Contínua

Estudos em Avaliação Educacional

Criado em 1990 como desenvolvimento da revista Educação e Seleção (1980-1989). Publica trabalhos inéditos direta ou indiretamente relacionados com a questão da avaliação educacional, apresentados sob a forma de relatos de pesquisa, ensaios teóricos, metodologias, revisões críticas, artigos e resenhas. Access. ISSN: 0103-6831 | e-ISSN: 1984-932X  | Periodicidade: Contínua.

Série Textos FCC

A série Textos FCC publica dados e achados de estudos realizados no âmbito do DPE (Departamento de Pesquisas Educacionais), trabalhos contemplados por prêmios conferidos pela instituição, bem como pesquisas feitas ao longo de pós-doutorados na Fundação Carlos Chagas. Trata-se de textos mais extensos do que artigos acadêmicos e que oferecem, em regra, informações detalhadas sobre os procedimentos metodológicos utilizados. Acesse.

Livros

Na composição há imagens das capas de alguns livros publicados pela Fundação Carlos Chagas

Blog

Texto: Veja o que está em Pauta. na composição imagem de celular em que aparece a página principal do Em Pauta e em destaque dois posts do EAE em Pauta

Assine nosso conteúdo

Texto da imagem: Assine nosso conteúdo. A composição conta com a representação de um tablet, um notebook e um celular em que aparece o Boletim FCC

Especiais

Mulherio

Conheça o Mulherio 1981-1988. Logomarca da Fundação Carlos Chagas

Na Fundação Carlos Chagas, um dos marcos da valorização do debate sobre as mulheres foi o Jornal Mulherio, publicado de 1981 a 1988. A publicação inovadora refletia tendências feministas no país e no mundo, com o compromisso de sistematizar informações de estudos e discutir, sob diferentes perspectivas, problemas ligados à condição feminina. Saiba mais.

Educação Escolar em Tempos de Pandemia

Educação Escolar em Tempos de Pandemia

A pandemia de covid-19 trouxe um contexto de crise e excepcionalidade que mudou a dinâmica dos espaços de aprendizagem. No estudo  Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da educação básica, pesquisadores do Departamento de Pesquisas Educacionais analisaram a percepção de professores sobre os novos cenários educacionais da pandemia. Saiba mais. 

Outras Publicações

A produção acadêmica do Departamento de Pesquisas Educacionais da FCC disseminada em coletâneas, artigos de periódicos, livros e bases de dados apresenta-se na página na forma de roteiro inicial sobre um tema na seção Bibliografia Anotada.

Saiba mais

A seção Difusão de Ideias teve como propósito disponibilizar para consulta: entrevistas concedidas pelo corpo de pesquisadores da Fundação Carlos Chagas e exposições feitas em eventos nacionais e internacionais entre os anos de 2002 a 2011.

Saiba mais

A revista semestral Edução e Seleção, editada de 1980 a 1989, destinava-se à divulgação de estudos, relatos de pesquisas e de experiências sobre seleção de recursos humanos na área educacional e empresarial desenvolvidos pela Fundação Carlos Chagas. Os vinte números que compõem esta coleção, a época editados pelo Prof. Dr. Heraldo Marelim Vianna, encontram-se disponíveis para consulta.

Saiba mais

A Fundação Carlos Chagas, em uma ação conjunta com o Ministério da Educação e o Banco Interamericano de Desenvolvimento, desenvolveu a pesquisa Educação infantil no Brasil: avaliação qualitativa e quantitativa, durante os anos de 2009 e 2010.

Saiba mais

Os termos compilados e definidos no presente glossário são os mais freqüentemente encontrados em livros de iniciação às medidas educacionais; assim sendo, palavras que somente constam da literatura mais especializada e dos manuais destinados a cursos em nível de pós-graduação foram intencionalmente omitidas. Além dos termos técnicos, e suas possíveis variações em língua portuguesa, são apresentados os seus correspondentes em língua inglesa.

Saiba mais

A página "História da Educação e da Infância", implantada no final de 2010, foi resultado do projeto "Fontes e Tendências Historiográficas na História da Educação Infantil", que contou com apoio financeiro da FAPESP. No desenvolvimento do projeto, foram localizados e digitalizados vários documentos e realizados estudos sobre vários aspectos dessa documentação. Contou-se também com o apoio do CNPq aos projetos "Infância e educação na história: temas e fontes", que envolveu a orientação de várias pesquisas, em cooperação com a Universidade São Francisco.

Saiba mais

Em 2007, o Departamento de Pesquisas Educacionais da FCC, desenvolveu um projeto de pesquisa para averiguar, entre outros aspectos, a imagem que os alunos e as professoras do ensino fundamental constroem a partir do convívio escolar. Estabeleceu parcerias, com o jornalista Gilberto Dimenstein e com a CBN/Globo, que permitiram desenvolver o projeto de modo abrangente e disponibilizou espaço em seu site para que os internautas compartilhassem suas memórias.

Saiba mais

A Fundação Carlos Chagas disponibilizou para consulta, na Internet, a 1ª edição do Tesauro para Estudos de Gênero e sobre Mulheres - TEG, editado em 1998, e ainda hoje uma fonte ímpar de referência para os estudos de gênero. Por sua característica oferece uma multiplicidade de usos, desde estabelecer categorias para bibliotecários e pesquisadores, ajudando-os na indicação de livros, relatórios, artigos e até a fazer índice de livros.

Saiba mais