1. Home
  2. |
  3. Fcc Notícias
  4. |
  5. Relatório sobre desigualdade no volume de trabalho de professores no Brasil, com participação da Fundação Carlos Chagas, é tema no Jornal Hoje
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos

 

Relatório sobre desigualdade no volume de trabalho de professores no Brasil, com participação da Fundação Carlos Chagas, é tema no Jornal Hoje

 

Cartaz com os dizeres: Na Mídia. Desigualdade no volume de trabalho dos professores no Brasil. Jornal Hoje. 17 de abril de 2023. Fundação Carlos Chagas. A imagem tem fundo vermelho com texto em branco.

|17/04/23

O volume de trabalho docente no Brasil varia muito entre redes de ensino: nas redes estaduais, as médias vão de 181 a 439 estudantes por professor; nas municipais, a variação é de 11 a 525 alunos em média. Para investigar essa desigualdade, a Fundação Carlos Chagas, a associação Dados para um Debate Democrático na Educação e o Itaú Social apresentaram o relatório Volume de trabalho dos professores dos anos finais do ensino fundamental: Estudos de caso em redes estaduais e municipais brasileiras. A pesquisa reúne fatores que contribuem para que professores do 6º ao 9º ano tenham um volume de trabalho maior ou menor.

Os resultados e as recomendações do relatório foram tema de reportagem do Jornal Hoje que aborda o excesso de volume de trabalho docente e suas consequências para a qualidade da educação. 

Acesse o relatório de política educacional

Assista à reportagem completa.