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Construção e validação de instrumentos de medida para o diagnóstico da convivência escolar para a Rede Municipal de Ensino de São Paulo (RME)

Coordenação: Adriano Moro (DPE/FCC) e Luciene Tognetta (Unesp)

Equipe:
DPE/FCC: Adriana Pagaime
Estatística/DPE/FCC: Lílian Nati
Assistentes: Darlene Ferraz Knoener, Raul Alves de Souza, Natália Cristina Pupin Santos e Talita Bueno Salati Lahr

Financiamento: SME-SP, Unesco

Vigência: 2021-2022

Descrição: Este projeto envolveu a construção e validação de instrumentos de medida para o diagnóstico da convivência escolar nas escolas da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. As ações desenvolvidas neste trabalho compreenderam dois blocos: i. Atividades preliminares: escuta de uma amostra de docentes e gestores de diferentes unidades escolares para levantamento das percepções e representações que esses profissionais têm a respeito das questões de convivência e violência nas escolas; ii. Ações efetivas: estudos para a delimitação dos constructos teórico – a convivência no ambiente escolar articulando o clima, a cultura escolar e fatores associados, bem como a construção e validação de instrumentos de medida da convivência escolar adequados à realidade das escolas municipais de São Paulo para avaliar a qualidade da convivência na perspectiva de estudantes, docentes e equipe gestora da RME. No desenvolvimento do projeto foram consideradas as questões étnico-raciais, de gênero e da educação especial, de modo a contemplar toda a diversidade da RME, bem como a garantir a participação de estudantes com deficiência para elaboração do constructo da convivência e seus instrumentos de medida. O projeto contou com o apoio dos núcleos da SME: Núcleo de Gênero e Diversidade (NGD), Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais (NEER), da Divisão de Educação Especial (DIEE) e dos Centros de Formação e Acompanhamento à Inclusão (Cefais), sob coordenação da FCC.