Notícias

  • Início
  • |
  • Notícias
  • |
  • Conferência mundial sobre violência na escola tem programação disponível com participação da Fundação Carlos Chagas
www.fcc.org.br

Conferência mundial sobre violência na escola tem programação disponível com participação da Fundação Carlos Chagas

Nesta edição, o tema principal são os diálogos sobre a (cyber)convivência, com discussões que incluem planejamento, engajamento e avaliação tanto do clima quanto da convivência escolar

Luanne Caires

Publicado em:

05/02/2025 13:57:10

9ª Conferência Mundial sobre Violência na Escola e o 8º Congresso Estatal de Convivência Escolar, que ocorrerão entre 2 e 4 de outubro de 2023 em Sevilha (Espanha), com transmissão on-line, já estão com sua programação completa disponível no site oficial do evento. 

Adriano Moro, integrante do grupo de pesquisa Avaliação Educacional, da Fundação Carlos Chagas, participará da conferência e debaterá temas como liderança democrática, avaliação do clima na escola, instrumentos de diagnóstico e planos de convivência escolar. 

promoção do clima escolar e de lideranças democráticas como forma de melhorar a convivência e o bem-estar na escola é o tema de comunicação oral a ser realizada na terça-feira (3), às 17 horas, com participação de Adriano e demais pesquisadores integrantes do projeto Aprimoramento do clima escolar e desenvolvimento de lideranças escolares democráticas no contexto do programa de ensino integral do estado de São Paulo

Parceria entre a FCC, a Universidade Federal de São Carlos e o Observatório Internacional de Clima Escolar e Prevenção da Violência, o projeto é desenvolvido em quatro escolas e envolve diferentes segmentos da comunidade escolar para um trabalho conjunto e o compartilhamento de responsabilidades. 

Também na terça-feira, às 18h15, Adriano apresentará resultados do projeto Construção e validação de instrumentos de medida para o diagnóstico da convivência escolar para a Rede Municipal de Ensino de São  Paulo*. 

Ao longo do desenvolvimento do estudo, a equipe coordenada pelo pesquisador da FCC e por Luciene Tognetta (Universidade Estadual Paulista - Unesp) desenvolveu uma matriz de referência com quatro eixos de análise da convivência escolar: convivência ética e democrática, convivência cuidadosa, convivência pacífica e convivência inclusiva. 

Cada eixo também contava com itens avaliativos da percepção de estudantes, professores e gestores do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. 

Os instrumentos encontram-se atualmente em fase de validação. 

No último dia de conferência (4), as discussões incluirão: uma mesa redonda sobre Compreensão e prática da avaliação: clima escolar e prevenção da violência (12h15), com coordenação de Adriano Moro e tradução simultânea para espanhol e inglês; uma apresentação em simpósio com o tema Avaliação do clima escolar: estratégias de devolutiva dos dados às escolas para promover engajamento e melhora do ambiente educacional (15h), e uma comunicação oral sobre O plano de convivência como política pública de educação no Brasil: caminhos possíveis (17h). 

Saiba mais 

9ª Conferência Mundial sobre Violência na Escola

Quando: 02 a 04 de outubro de 2023 

Onde: Universidade de Sevilha, Espanha 

Mais informações: https://gestioneventos.us.es/wcvs2023

*Esta publicação tem a cooperação da UNESCO e da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP) no âmbito da parceria PRODOC 914 BRZ 1147, Edital 04/2021 (Convivência Escolar), cujo objetivo é fortalecer a governança da Educação no Município de São Paulo por meio de ações de inovações à qualidade educativa e à gestão democrática.
As indicações de nomes e a apresentação do material ao longo deste relatório não implicam a manifestação de qualquer opinião por parte da UNESCO a respeito da condição jurídica de qualquer país, território, cidade, região ou de suas autoridades, tampouco da delimitação de suas fronteiras ou limites.
As ideias e opiniões expressas nesta publicação são as dos autores e não refletem obrigatoriamente as da UNESCO nem comprometem a Organização.

Relacionados