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Pesquisadoras da Fundação Carlos Chagas participam de novo livro sobre acesso e oferta na Educação Infantil

 

Composição de fundo cinza escuro, com faixa horizontal em marrom. Sobre o fundo, há a fotografia de capa de um livro que retrata três crianças que brincam. Ao lado da capa, há os dizeres: Lançamento de livro. Acesso e oferta na Educação Infantil: qualidade e desigualdade em debate. O logotipo da Fundação Carlos Chagas aparece em uma barra inferior vermelha.

|05/03/24

E-book lançado pela Universidade Federal do Paraná tem acesso gratuito e aborda políticas públicas educacionais, desigualdades e qualidade de ensino

Por Jade Castilho

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil da Universidade Federal do Paraná (UFPR) lançou o livro Acesso e Oferta na Educação Infantil: qualidade e desigualdade em debate, que inaugura a seção de publicações Coleção Infâncias, Educação Infantil, Políticas Públicas e Desigualdades Sociais da instituição. 

A obra conta com o capítulo A educação infantil e o aprofundamento das desigualdades educacionais no contexto da pandemia, escrito pelas pesquisadoras Cláudia Pimenta e Fabiana Fernandes, do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas. O material é fruto da pesquisa intitulada Contornos das Desigualdades na Educação Infantil, no contexto da pandemia

No capítulo, as pesquisadoras apresentam as ações da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME/SP) para dar continuidade às atividades educativas a distância oferecidas às crianças de zero a cinco anos. As ações da SME são articuladas às estratégias de adaptação do trabalho dos professores e à percepção docente sobre o aumento ou a redução das desigualdades nesta etapa educacional.  

Com acesso gratuito, o livro também discute temas como o acesso à creche, as políticas públicas de atendimento às crianças de zero a cinco anos, a qualidade do ensino e a educação infantil como direito. 

Saiba mais
Educação Infantil em tempos de pandemia
A pesquisa buscou analisar as ações adotadas pelas redes e instituições de educação infantil nos primeiros meses da pandemia de covid-19 no Brasil, bem como entender os impactos dessa situação em termos de desigualdades educacionais.