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A pesquisa Acesso de negros no ensino superior: o que mudou entre 2000 e 2010, publicada pelas pesquisadoras Amélia Artes e Arlene Ricoli no periódico Cadernos de Pesquisa, foi mencionada em coluna do jornal O Globo. Na matéria, a jornalista traz uma leitura sobre o debate no Congresso relacionado à revisão da política de ações

A importância da Fundação Carlos Chagas para o início dos estudos de gênero no Brasil foi destacada em matéria no site Diário do Poder. No texto, a autora Milena Câmara aborda a presença das mulheres na política ao longo das últimas décadas, desde a conquista do direito ao voto até a atual bancada feminina na Câmara

A pesquisa Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica, realizada pela Fundação Carlos Chagas, é referência em coluna do portal Hoje em Dia sobre os desafios da educação durante a pandemia. O texto apresenta dados sobre aprendizado, desigualdades e saúde mental em instituições de ensino.  Acesse o informe sobre

Fundação Carlos Chagas. Na mídia. 20 de novembro de 2021. Alto número de turmas para professores no ensino fundamental. Confira entrevista da pesquisadora Gabriela Moriconi ao Brasil com Z, da Rádio Bandeirantes. A imagem é cinza claro, com detalhe de um clipe ao centro, em torno do texto.

Durante entrevista ao programa Brasil com Z, da Rádio Bandeirantes, a pesquisadora Gabriela Moriconi, da Fundação Carlos Chagas, fala sobre volume de trabalho docente em turmas do sexto ao nono ano do ensino fundamental. O tema foi analisado em relatório que compara o cenário brasileiro com as condições de trabalho de professores nos Estados Unidos,

Cerimônia Prêmio Professor Rubens Murillo Marques 26/11 as 10h

A Fundação Carlos Chagas realizará no dia 26 de novembro, às 10 horas, a Cerimônia de Premiação da 11ª edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques. O evento contará com apresentações dos três projetos premiados, que abrangem a formação de educadores indígenas na Amazônia, entrelaçamento das trajetórias formativas de licenciandos de Química com a de

Pesquisadora da Fundação Carlos Chagas, Gabriela Moriconi concede entrevista sobre o volume de trabalho dos professores dos anos finais do ensino fundamental para o EcoaUOL.  O texto enfatiza as consequências geradas pelo regime de trabalho docente no Brasil, o que inclui maior tempo gasto com deslocamento e menor número de atividades extraclasse. O relatório completo

Os resultados da pesquisa Volume de trabalho dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental, de autoria dos pesquisadores Gabriela Moriconi, Nelson Gimenes e Luciana Leme, repercutiram em coluna da Folha de S. Paulo. O estudo foi realizado pela Fundação Carlos Chagas em parceria com o Grupo D³e. Na coluna, Alexandre Schneider destaca as diferenças

Webinário Retratos dos empregos e das condições do trabalho docente no Ensino Fundamental

A Fundação Carlos Chagas organiza o segundo webinário da série Pesquisas Educacionais em Foco, que acontece no dia 5 de novembro, sexta-feira, às 10 horas, no canal do YouTube da instituição. A primeira temporada da série tem apresentações de pesquisas relacionadas ao projeto temático Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da

Fundação Carlos Chagas. Na mídia. TVT, 29 de outubro de 2021. Cenário brasileiro de volume de trabalho de professores: assunto é tema de entrevista concedida pela pesquisadora Gabriela Moriconi. A imagem é cinza claro, com detalhe de um clipe na lateral esquerda.

O relatório Volume de trabalho dos professores dos anos finais do ensino fundamental, fruto de uma parceria entre a Fundação Carlos Chagas e o D³e – Dados para um debate democrático na educação, é tema de entrevista concedida pela pesquisadora Gabriela Moriconi à TV dos Trabalhadores. Gabriela é uma das autoras do estudo e discute

O estudo Volume de trabalho dos professores dos anos finais do ensino fundamental, fruto de uma parceria entre a Fundação Carlos Chagas e o grupo D3e, é tema de reportagem na rede de notícias CNN Brasil. Na matéria, Gabriela Moriconi, uma das autoras da pesquisa, enfatiza que os docentes brasileiros gastam mais tempo em sala