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Três professoras de universidades públicas recebem o Prêmio Prof. Rubens Murillo Marques

 

|26/11/18

Na última sexta-feira, 23/11, foi realizada a Cerimônia de Premiação da 8ª Edição do Prêmio Prof. Rubens Murillo Marques, iniciativa da FCC (Fundação Carlos Chagas) que tem por objetivo prestigiar e divulgar experiências formativas realizadas por professores dos cursos de Licenciaturas. O evento foi realizado no Auditório Prof. Dr. Angelo Barone Netto, na capital paulista.

Neste ano, o Prêmio recebeu 80 inscrições de projetos realizados em universidades de todas as regiões do país. Com abordagens e áreas de conhecimento distintas, as três professoras premiadas demonstram como é possível, com originalidade, aliar o conhecimento da academia à prática de ensino na Educação Básica.

As professoras Barbara Corominas Valério, da USP (Universidade de São Paulo); Daniela Franco Carvalho, da UFU (Universidade Federal de Uberlândia); e Thaís Lobosque Aquino, da UFG (Universidade Federal de Goiás), foram agraciadas com um prêmio de R$20 mil, diploma e troféu (uma réplica de uma escultura da artista plástica Vera Lucia Richter). Os detalhes dos projetos laureados foram publicados, em detalhes, no último número da série Textos FCC.

Participaram da cerimônia Lúcia Villas Bôas, Diretora-Vice-Presidente Operacional da FCC; Sandra Unbehaum, coordenadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da FCC; e as pesquisadoras e coordenadoras do Prêmio: Gisela Lobo Tartuce e Patrícia Albieri Almeida.

Durante a cerimônia, Lúcia defendeu a importância de iniciativas como a do Prêmio, que reconhecem, valorizam projetos exitosos na formação docente e podem ser replicados na Educação Básica.

“A cada edição do prêmio identificamos o empenho e compromisso de muitos professores que enfrentam com muita competência o desafio de formar futuros professores, articulando teoria e prática”, comentou Sandra Unbehaum.

Trabalhos Premiados

Com o projeto “Estágio: uma articulação entre formação inicial e continuada de professores”, as professoras do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, Barbara Corominas Valério e Daniela Mariz Silva Vieira conseguiram promover a interação da formação inicial do licenciando com a formação continuada do professor da escola básica, de modo a contribuir para o fortalecimento do desenvolvimento profissional de ambas as partes e para a efetiva melhoria no ensino básico.

Motivada a debater a invisibilidade das mulheres no campo musical, a professora Thaís Lobosque Aquino, da Universidade Federal de Goiás, estudou com os licenciandos a vida e a obra de Rita Lee, Nannerl Mozart e Chiquinha Gonzaga, no projeto ”Música, estágio e pesquisa: ações formativas com o tema Mulheres na Música”. A experiência possibilitou a compreensão e a vivência do estágio enquanto momento de pesquisa e de desenvolvimento de aspectos indispensáveis à construção da identidade e dos saberes próprios ao exercício profissional da docência em música.

Com o projeto “Ao som da percussão do Cajón”, a professora Daniela Franco Carvalho, da Universidade Federal de Uberlândia, provocou discussões acerca dos estereótipos e representações que circulam na contemporaneidade acerca do outro e buscou assim diminuir barreiras entre os sujeitos que convivem na sala de aula. A proposta – materializada no projeto “Cajón: estratégia interventiva para compartilhamento de emoções em sala de aula” – traz evidências do favorecimento da aprendizagem do professor em um sentido que vai além dos conteúdos científicos, mas sem prescindir deles.

Saiba Mais

Confira os detalhes de cada projeto no n.º 55 da Série Texto FCC

Apresentação dos projetos

 Fotos da Premiação