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Conferência ministrada por pesquisadora da FCC debate representações sociais, subjetividade e educação

 

Composição de fundo verde, com desenho de parte superior do mapa do Brasil em cinza. Sobre o fundo, há o texto: “Conferência Representações sociais e constituição subjetiva de educadores: um panorama de estudos do contexto brasileiro. Abril de 2024. Acesse o site.” O logo da Fundação Carlos Chagas e seus perfis nas redes sociais estão em uma barra inferior branca.

|18/04/24

Após o encontro, grupos de pesquisa solicitaram inserção no Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação, do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas

Por Jade Castilho

Os fenômenos sociais são atravessados por representações, compartilhadas por diferentes grupos e setores da sociedade que mostram e afetam a forma de ser e estar no mundo. Para debater essas representações na educação, Adelina de Oliveira Novaes, membra do Departamento de Pesquisas Educacionais (DPE) da Fundação Carlos Chagas, ministrou a conferência Representações sociais e constituição subjetiva de educadores: um panorama de estudos do contexto brasileiro no Programa de Pós-graduação em Educação, Conhecimento e Inclusão Social (PPGE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

Em uma estada de três dias na universidade mineira, a pesquisadora participou de bancas, reuniões e apresentou, em sua fala, um panorama dos estudos no contexto brasileiro sobre representações sociais e educação. 

“Recebi o convite com muita alegria, porque há muito eu queria conhecer mais sobre o importante trabalho do GERES [Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais], que se dedica aos estudos da educação do campo em articulação com a teoria das representações sociais”, comenta a pesquisadora. 

Com o intercâmbio de Adelina, dois grupos de pesquisa solicitaram a inserção no Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação (CIERS-ed) do DPE, criado em 2006 com o apoio da Fondation Maison des Sciences de l’Homme (França) e com iniciativa de Serge Moscovici, Denise Jodelet e Clarilza Prado de Sousa. Com mais de cem pesquisadores e 40 grupos de pesquisa ao redor do mundo, o Centro busca investigar as relações entre educação e as representações sociais com um perfil agregador e diverso. 

O evento integrou os seminários Quarta na Pós, com organização do PPGE e do GERES. 

Saiba mais
Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação (CIERS-ed)
O CIERS-ed realiza investigações científicas no âmbito da educação por meio do estudo da teoria das representações sociais em articulação com outros referenciais teóricos e metodológicos. As análises são voltadas aos processos educacionais e suas consequências sociais.