1. Home
  2. |
  3. Fcc Notícias
  4. |
  5. Pesquisa evidencia o excesso de trabalho dos professores no Brasil
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos

 

Pesquisa evidencia o excesso de trabalho dos professores no Brasil

 

Volume de trabalho docente nos anos finais do ensino fundamental. Folha de S. Paulo - 14/05/2023. Na Mídia. logo da Fundação Carlos Chagas

|14/05/23

Por Lara Mello

O estudo realizado pela Fundação Carlos Chagas, Dados para um Debate Democrático na Educação (D3e) e o Itaú Social, e divulgado no relatório intitulado Volume de trabalho dos professores dos anos finais do ensino fundamental: Estudos de caso em redes estaduais e municipais brasileiras, foi tema de uma reportagem do Jornal Folha de S. Paulo.

Gabriela Moriconi, pesquisadora da FCC e autora do estudo, falou com a Folha sobre a pesquisa, que investigou os fatores que contribuem para a desigualdade no volume de trabalho dos professores entre as diferentes redes educacionais. Os resultados indicaram que aproximadamente 20% dos docentes dos anos finais do ensino fundamental das redes estaduais trabalham com mais de 400 alunos ao longo do ano letivo.

No Brasil, a média de alunos por professor é 50% maior em comparação a países com melhores indicadores educacionais, como Estados Unidos, França e Japão, onde os docentes lidam com 200 alunos por ano. Essa média também ultrapassa a recomendação do Conselho Nacional de Educação (CNE), que sugere que os profissionais atuem com no máximo 300 estudantes.

 

Acesse a página sobre o relatório de política educacional 

Confira a matéria completa na Folha de S. Paulo