Implementação de políticas educacionais é tema em evento com participação de pesquisadora da Fundação Carlos Chagas
|12/05/23
Encontro nacional busca aproximar o mundo acadêmico e a administração pública na produção de conhecimento e de ações que construam contextos políticos e sociais mais justos e democráticos
Por Luanne Caires
A implementação de políticas educacionais é tema de sessão temática no 5º Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ENEPCP), que será realizado de 4 a 6 de setembro pela Associação Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campo de Públicas (ANEPECP) em Belo Horizonte (MG). O evento, composto por atividades virtuais e presenciais, tem como objetivo propor reflexões sobre o cenário atual de reconstrução democrática e as mudanças necessárias nas práticas acadêmicas e de instituições públicas, assim como nas relações entre o meio acadêmico, a administração pública, os governantes e a própria sociedade.
A pesquisadora Fabiana Silva Fernandes, integrante da Fundação Carlos Chagas e da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Educacionais (REIPPE), será uma das coordenadoras da sessão Implementação de políticas educacionais e suas conexões com outras políticas, campos e saberes: o que as pesquisas têm revelado?. A proposta é reunir pesquisadores de diferentes instituições para discutir estudos sobre uma das fases cruciais para o sucesso de uma política pública: sua implementação.
A partir de uma perspectiva multidisciplinar, que inclui a sociologia, a ciência política, a administração pública e outras áreas relacionadas, a sessão pretende fortalecer uma agenda de pesquisa pautada pela diversidade de referenciais teóricos e metodológicos.
O encontro está com inscrições abertas pelo site do evento.
Saiba mais
5º Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ENEPCP)
Quando: 04 a 06 de setembro de 2023
Onde: Belo Horizonte, Minas Gerais
Inscrições e informações: https://anepecp.org/enepecp/
Grupo de Pesquisa Avaliação Educacional, da Fundação Carlos Chagas
O grupo tem como meta prioritária gerar conhecimento no campo da Avaliação Educacional, a partir da produção, sistematização, análise e divulgação de pesquisas, bem como da reflexão teórico-metodológica, de forma a ampliar os referenciais que sustentam propostas de investigação na área.