1. Home
  2. |
  3. Fcc Notícias
  4. |
  5. Pesquisadora da Fundação Carlos Chagas participa de debate sobre políticas de valorização docente
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos

 

Pesquisadora da Fundação Carlos Chagas participa de debate sobre políticas de valorização docente

 

Fundação Carlos Chagas. Cenpec. Mesa de discussão com Gabriela Moriconi. Políticas públicas e valorização de professores no Brasil. 30 de agosto de 2022. 15 horas. YouTube. A imagem tem fundo cinza claro, com ondulações à esquerda. À direita, um retângulo horizontal na cor vinho enquadra o título da mesa de discussão.

|26/08/22

Evento com professores, pesquisadores e representantes do terceiro setor  destaca a importância de se considerar a educação no contexto eleitoral

Na próxima terça-feira (30/08), às 15 horas, a pesquisadora Gabriela Moriconi participa do evento #PriorizaAProfessora: a docência no centro do debate sobre educação nas eleições 2022, realizado pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). O objetivo do debate, que será gratuito e transmitido pelo YouTube, é promover reflexões sobre políticas públicas de formação e valorização de professores da educação básica e a importância de que essas políticas sejam priorizadas nos planos de governo dos diferentes candidatos. 

Gabriela é integrante do grupo de pesquisa Políticas e Práticas da Educação Básica e Formação de Professores na Fundação Carlos Chagas e participa da mesa de discussão Políticas públicas e valorização de professores(as) no Brasil. Além de Gabriela, estarão presentes na mesa Carlos Abicalil, coordenador do Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas de Educação da Fundação Perseu Abramo, e Romualdo Portela de Oliveira, diretor de pesquisa e avaliação do Cenpec. O diálogo será mediado pelo jornalista Antônio Gois, autor de coluna sobre educação no jornal O Globo. 

As condições de trabalho são um importante componente da valorização docente no Brasil e foram tema do relatório Volume de trabalho dos professores dos anos finais do ensino fundamental, publicado pela Fundação Carlos Chagas em parceria com o D3e – Dados para um debate democrático na educação. O documento apresenta análises comparativas do contexto de quatro países: Brasil, Estados Unidos, França e Japão. Os resultados indicam que, ao contrário do que ocorre nos demais países, o regime de contratação dos professores nas escolas brasileiras dificulta que os docentes se dediquem a uma única escola e se envolvam em responsabilidades fora da sala de aula e em atividades extracurriculares. 

Os dados apresentados no relatório podem contribuir para a proposta de ações e políticas públicas que promovam melhores condições de trabalho aos professores e, consequentemente, de aprendizagem aos estudantes. 

Saiba mais
#PriorizaAProfessora: a docência no centro do debate sobre educação nas eleições 2022
Com duas mesas temáticas e uma palestra especial, o evento aborda a carreira de professores da educação básica no Brasil sob a perspectiva de políticas públicas.
Quando: 30 de agosto, às 15 horas
Onde: Canal do Cenpec no YouTube
Mais informações: https://www.cenpec.org.br/noticias/cenpec-prioriza-a-professora