Representações Sociais, Subjetividade e Educação
Ementa
As atividades do Grupo de Pesquisa: Representações Sociais, Subjetividade e Educação privilegiam a realização de investigações científicas, nas quais assume particular relevo a perspectiva psicossocial das representações sociais e a promoção do debate interdisciplinar, tanto no plano teórico como no metodológico. Ênfase é dada às questões relacionadas ao campo educacional e aos fenômenos psicossociais a ele associados com foco, sobretudo, na formação e profissionalização docentes. As ações do grupo são desenvolvidas no âmbito do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação (CIERS-ed).
Equipe
Líder: Lúcia Villas Bôas
Vice-Líder: Adelina Novaes
Pesquisadores:
Integrantes: mais de 40 grupos de pesquisa de diferentes países
Linhas de Pesquisas
Os estudos que compõem a linha de pesquisa consideram que a teoria das representações sociais, articulada a outros referenciais, oferece significativo aporte para a compreensão de processos psicossociais expressos em políticas e currículos da formação e do trabalho docente, bem como aqueles associados à constituição da profissionalidade de professores.
Investigações que envidam esforços na articulação de distintos campos de saber participam da linha que tem por objetivo oferecer operacionalizações teóricas e metodológicas ao estudo da complexidade do fenômeno das representações sociais.