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Cartaz com os dizeres: Prêmio Professor Rubens Murillo Marques 2022. Universidade e escola em diálogo no ensino de português. Projeto vencedor é da área de Letras. A imagem tem fundo branco, com uma ondulação laranja na parte superior e outra em verde na parte inferior.

Imagine estar em um curso de formação de professores, mas não poder visitar uma escola ou entrar em uma sala de aula. Em uma situação que desafia a ocupação tradicional dos espaços de ensino, novos vínculos precisaram ser acionados nas licenciaturas de todo o Brasil. Em São Leopoldo, cidade da região metropolitana de Porto Alegre

CP em Pauta. Texto Militarização da educação pública no Brasil em 2019 . Ao fundo há uma fotografia de página de dicionário com a entrada de militarism

A presença de agentes militares no cotidiano das escolas públicas divide opiniões e vem ganhando apoio de parte da sociedade brasileira. Por outro lado, o fato tem sido denunciado por diversos grupos e meios: imprensa, pesquisas acadêmicas, movimentos sociais e sindicais. Em nosso artigo, esse processo se caracteriza como a militarização da escola pública. Ou

CP em Pauta. Homeschooling e os entraves à educação democrática: o ensino de controvérsias logo da Fundação Carlos Chagas. Na imagem de fundo há um texto escrito a giz em lousa preta: Homeschooling

O ensino de temas controversos é parte importante da educação democrática e a escola é um espaço privilegiado para a discussão dessas questões, pois permite o encontro com a diferença. É um dos poucos locais em que crianças e jovens podem se encontrar e discutir um tema em comum, com a mediação de um adulto,

Em Pauta. A pandemia e os dados de educação do IBGE e do Inep: fotografias desfocadas. Na imagem um gráfico com quatro barras verticais desenhadas com giz em uma lousa. Logo da Fundação Carlos Chagas

No último dia 16 de setembro, foram  divulgados os resultados de dois produtos do Inep: o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e o Ideb (Indicador Nacional da Educação Básica). A reação com os resultados, inclusive pela própria Undime (União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação), demonstra o reconhecimento dos efeitos da pandemia na

Em Pauta. Um diálogo sobre Representações Sociais e Comunicação com Ivana Marková. Logotipos da Fundação Carlos Chagas e CIERS-ed

Em seu novo livro The making of dialogical mind: Social Representations and communication, Ivana Marková, pesquisadora e professora da University of Stirling (Escócia), aborda a importância da comunicação e da linguagem para a teria das Representações Sociais. Ela parte da teoria dialógica e de contribuições de estudiosos como Serge Moscovici, Mikhail Bakhtin e Edgar Morin. 

Na composição aparece escrito em Pauta e a imagem de um óculos sobre alguns livros e ao fundo uma estante repleta de livros

No trabalho “Avaliação de projetos, programas e políticas educacionais”, as autoras Adriana Bauer e Fabiana Silva Fernandes examinaram e organizaram os artigos publicados na revista EAE – Estudos em Avaliação Educacional entre os anos de 1990 e 2019 que tratam da temática avaliação e análise de políticas públicas e programas educacionais. A partir da análise

Fundação Carlos Chagas. Gênero, Raça/Etnia: Educação, Trabalho e Direitos Humanos. A inclusão de pessoas com deficiência no debate. Adriana Pagaime. A imagem tem fundo cinza e o texto tem as cores cinza escuro e vermelho. No canto superior direito, há detalhes ondulados em vinho.

A Fundação Carlos Chagas é uma instituição pioneira no desenvolvimento dos estudos de gênero no Brasil e segue como referência na área com as produções de seu grupo Gênero, Raça/Etnia: Educação, Trabalho e Direitos Humanos. Hoje, o grupo é composto por cinco mulheres à frente de projetos de pesquisa, além de uma equipe de bolsistas

Fundação Carlos Chagas. Gênero, Raça/Etnia: Educação, Trabalho e Direitos Humanos. Movimentos sociais como ponto de partida. Thaís Gava. A imagem tem fundo cinza e o texto tem as cores cinza escuro e vermelho. No canto superior direito, há detalhes ondulados em vinho.

A Fundação Carlos Chagas é uma instituição pioneira no desenvolvimento dos estudos de gênero no Brasil e segue como referência na área com as produções de seu grupo Gênero, Raça/Etnia: Educação, Trabalho e Direitos Humanos. Hoje, o grupo é composto por cinco mulheres à frente de projetos de pesquisa, além de uma equipe de bolsistas

Fundação Carlos Chagas. Gênero, Raça/Etnia: Educação, Trabalho e Direitos Humanos. Dados para além do gênero. Amélia Artes. A imagem tem fundo cinza e o texto tem as cores cinza escuro e vermelho. No canto superior direito, há detalhes ondulados em vinho.

A Fundação Carlos Chagas é uma instituição pioneira no desenvolvimento dos estudos de gênero no Brasil e segue como referência na área com as produções de seu grupo Gênero, Raça/Etnia: Educação, Trabalho e Direitos Humanos. Hoje, o grupo é composto por cinco mulheres à frente de projetos de pesquisa, além de uma equipe de bolsistas

Fundação Carlos Chagas. Gênero, Raça/Etnia: Educação, Trabalho e Direitos Humanos. No Brasil e na França, laços entre gênero, trabalho e ciência. Maria Rosa Lombardi.. A imagem tem fundo cinza e o texto tem as cores cinza escuro e vermelho. No canto superior direito, há detalhes ondulados em vinho.

A Fundação Carlos Chagas é uma instituição pioneira no desenvolvimento dos estudos de gênero no Brasil e segue como referência na área com as produções de seu grupo Gênero, Raça/Etnia: Educação, Trabalho e Direitos Humanos. Hoje, o grupo é composto por cinco mulheres à frente de projetos de pesquisa, além de uma equipe de bolsistas