A sala de aula historicamente é um espaço de apresentação do mundo e de formação de crianças e jovens para a vida em sociedade, mas os princípios que baseiam essa formação têm passado por transformações profundas, principalmente com a adoção de práticas pedagógicas inovadoras. A professora e pesquisadora Maria Alice Campesato, em sua tese de
- Home
- |
- Fcc Em Pauta
- |
- Page 5
O desenvolvimento de uma pesquisa não é um processo que se percorre sozinho. O diálogo com teorias distintas, com outros pesquisadores e com os participantes que integram a coleta de dados é essencial. Quanto maior a diversidade de olhares, mais rica se torna a análise sobre o assunto. No campo das representações sociais, a Fundação
O artigo Literatura no Enade e a formação literária nos cursos de Letras discute a formação do futuro professor de literatura a partir de uma reflexão acerca do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A prova, aplicada a cada três anos como forma de avaliar os cursos de ensino superior do país, traz indícios
As discussões sobre aspectos políticos na sala de aula ganharam destaque na esfera pública nos últimos anos, principalmente devido à atuação de grupos como o Movimento Escola sem Partido (MESP). Contrário a práticas que considera como doutrinação política nas escolas, o movimento parece se aproximar de uma frase dita pela filósofa social alemã Hannah Arendt,
Existem alguns conhecimentos que partilhamos enquanto grupos sociais, mas sobre os quais não costumamos pensar em profundidade. Eles fazem parte do senso comum, de concepções naturalizadas que guiam nossa tomada de decisão sem que seja necessário um longo processo reflexivo a cada ação cotidiana. Estudar o senso comum é um dos objetivos de pesquisadores que
A quantidade de jovens matriculados no ensino superior brasileiro mais do que triplicou nas últimas três décadas. De 1,8 milhão de matrículas em 1995, o país passou para 8,6 milhões em 2019, segundo dados do Censo do Ensino Superior. A mudança não foi apenas em números: o perfil dos estudantes também se diversificou com a
A formação de professores em uma abordagem intercultural e emancipadora é um dos caminhos para estimular práticas pedagógicas que respeitem diferenças entre modos de vida e promovam reflexões históricas, políticas e sociais. Utilizar a linguagem para uma formação com esses princípios foi o objetivo da iniciativa @meninasemulheresna literatura, coordenada pelas docentes Paula Freitas e Cristiane
Os jogos são considerados uma das principais formas de interagir com as gerações do século 21. O que você acharia de fazer um estudo e utilizar um método em formato de jogo? O artigo “A utilização da técnica Q como instrumento de medida nas ciências humanas” completou 50 anos desde a sua primeira publicação, em
Em um mundo conectado, as tecnologias não são apenas ferramentas de mediação de práticas sociais. Elas constituem um mundo em si mesmas, habitado por milhões de pessoas e capaz de moldar novos conhecimentos e as formas de organizá-los. Na Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (UFG), os docentes Suzane Vieira e Danilo
Imagine estar em um curso de formação de professores, mas não poder visitar uma escola ou entrar em uma sala de aula. Em uma situação que desafia a ocupação tradicional dos espaços de ensino, novos vínculos precisaram ser acionados nas licenciaturas de todo o Brasil. Em São Leopoldo, cidade da região metropolitana de Porto Alegre