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Cartaz com os dizeres: Prêmio CAPES de Tese 2022. Educação e Política: Do tempo-atenção do estudo ao tempo-interesse do estudante. Maria Alice Campesato. Menção honrosa na área de Educação. Fundação Carlos Chagas. A imagem tem fundo cinza, com texto centralizado em cinza e vermelho e duas linhas curvas vermelhas: uma no canto superior esquerdo e outra no canto inferior direito.

A sala de aula historicamente é um espaço de apresentação do mundo e de formação de crianças e jovens para a vida em sociedade, mas os princípios que baseiam essa formação têm passado por transformações profundas, principalmente com a adoção de práticas pedagógicas inovadoras. A professora e pesquisadora Maria Alice Campesato, em sua tese de

Cartaz com os dizeres: Representações Sociais, Subjetividade e Educação. CIERS-ed: Educação e Representações Sociais além de fronteiras. A imagem tem fundo cinza, com pequenos círculos conectados por linhas nas laterais. Na parte inferior, há a logomarca da Fundação Carlos Chagas.

O desenvolvimento de uma pesquisa não é um processo que se percorre sozinho. O diálogo com teorias distintas, com outros pesquisadores e com os participantes que integram a coleta de dados é essencial. Quanto maior a diversidade de olhares, mais rica se torna a análise sobre o assunto. No campo das representações sociais, a Fundação

Uma pessoa segurando um livro aberto. O livro aparece em destaque no centro da fotografia. Ao fundo há uma estante com livros

O artigo Literatura no Enade e a formação literária nos cursos de Letras discute a formação do futuro professor de literatura a partir de uma reflexão acerca do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A prova, aplicada a cada três anos como forma de avaliar os cursos de ensino superior do país, traz indícios

Cartaz com os dizeres: Prêmio CAPES de Tese 2022. Educação e Política: Escola sem Partido e o pensamento de Hannah Arendt. Mauro Sérgio da Silva. Menção honrosa na área de Educação. Fundação Carlos Chagas. A imagem tem fundo cinza, com texto centralizado em cinza e vermelho e duas linhas curvas vermelhas: uma no canto superior esquerdo e outra no canto inferior direito.

As discussões sobre aspectos políticos na sala de aula ganharam destaque na esfera pública nos últimos anos, principalmente devido à atuação de grupos como o Movimento Escola sem Partido (MESP). Contrário a práticas que considera como doutrinação política nas escolas, o movimento parece se aproximar de uma frase dita pela filósofa social alemã Hannah Arendt,

Cartaz com os dizeres: Representações Sociais, Subjetividade e Educação. Educação e Representações Sociais: um olhar para o senso comum. A imagem tem fundo cinza, com pequenos círculos conectados por linhas nas laterais. Na parte inferior, há a logomarca da Fundação Carlos Chagas.

Existem alguns conhecimentos que partilhamos enquanto grupos sociais, mas sobre os quais não costumamos pensar em profundidade. Eles fazem parte do senso comum, de concepções naturalizadas que guiam nossa tomada de decisão sem que seja necessário um longo processo reflexivo a cada ação cotidiana. Estudar o senso comum é um dos objetivos de pesquisadores que

Cartaz com os dizeres: Prêmio CAPES de Tese 2022. Desigualdades de acesso no ensino superior. Adriano Senkevics. Melhor tese na área de Educação. Fundação Carlos Chagas. A imagem tem fundo cinza, com texto centralizado em cinza e vermelho e duas linhas curvas vermelhas: uma no canto superior esquerdo e outra no canto inferior direito.

A quantidade de jovens matriculados no ensino superior brasileiro mais do que triplicou nas últimas três décadas. De 1,8 milhão de matrículas em 1995, o país passou para 8,6 milhões em 2019, segundo dados do Censo do Ensino Superior. A mudança não foi apenas em números: o perfil dos estudantes também se diversificou com a

Cartaz com os dizeres: Prêmio Professor Rubens Murillo Marques 2022. Meninas e mulheres de origem africana e asiática na literatura em italiano. Projeto vencedor é da área de Letras. Fundação Carlos Chagas. A imagem tem fundo branco, com uma ondulação laranja na parte superior e outra em verde na parte inferior.

A formação de professores em uma abordagem intercultural e emancipadora é um dos caminhos para estimular práticas pedagógicas que respeitem diferenças entre modos de vida e promovam reflexões históricas, políticas e sociais. Utilizar a linguagem para uma formação com esses princípios foi o objetivo da iniciativa @meninasemulheresna literatura, coordenada pelas docentes Paula Freitas e Cristiane

CP em Pauta. Técnica Q: jogo ou metodologia científica?

Os jogos são considerados uma das principais formas de interagir com as gerações do século 21. O que você acharia de fazer um estudo e utilizar um método em formato de jogo? O artigo “A utilização da técnica Q como instrumento de medida nas ciências humanas” completou 50 anos desde a sua primeira publicação, em

Cartaz com os dizeres: Prêmio Professor Rubens Murillo Marques 2022. Podcast Socializando: formação de professores e aprendizagem criativa. Projeto vencedor é da área de Ciências Sociais. Fundação Carlos Chagas. A imagem tem fundo branco, com uma ondulação laranja na parte superior e outra em verde na parte inferior.

Em um mundo conectado, as tecnologias não são apenas ferramentas de mediação de práticas sociais. Elas constituem um mundo em si mesmas, habitado por milhões de pessoas e capaz de moldar novos conhecimentos e as formas de organizá-los. Na Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (UFG), os docentes Suzane Vieira e Danilo

Cartaz com os dizeres: Prêmio Professor Rubens Murillo Marques 2022. Universidade e escola em diálogo no ensino de português. Projeto vencedor é da área de Letras. A imagem tem fundo branco, com uma ondulação laranja na parte superior e outra em verde na parte inferior.

Imagine estar em um curso de formação de professores, mas não poder visitar uma escola ou entrar em uma sala de aula. Em uma situação que desafia a ocupação tradicional dos espaços de ensino, novos vínculos precisaram ser acionados nas licenciaturas de todo o Brasil. Em São Leopoldo, cidade da região metropolitana de Porto Alegre