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Imagem com o logo CP em pauta. No centro há o logo da Pesquisa Inclusão escolar em tempos de pandemia. Abaixo há o título Inclusão escolar: a pandemia evidencia os antigos desafios da educação especial. Na parte inferior central há os logos da UFABC, Fundação Carlos Chagas, FEUSP e UFES.

No artigo Educação especial na pandemia: estratégias e desafios no ensino fundamental, as autoras e o autor  nos apresentam os resultados da pesquisa Inclusão escolar em tempos de pandemia, realizada pela Fundação Carlos Chagas (FCC) em parceria com a Universidade Federal do ABC (UFABC), a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e a Universidade de

Composição com ilustração de contorno de duas pessoas que aparecem contra um fundo amarelado. Texto: CP Em Pauta Raça Negra e Educação. Logo da Fundação Carlos Chagas

Em 36 anos, o que mudou na realidade da educação brasileira considerando as desigualdades educacionais relacionadas à presença de negros nos espaços escolares? Tivemos algumas mudanças, como ampliação e quase universalização da educação básica, em especial para os anos iniciais do ensino fundamental; melhora nos indicadores de distorção idade-série; monitoramento do desempenho escolar a partir

Cartaz com os dizeres: Prêmio CAPES de Tese 2022. Lugares da negritude e práticas político-pedagógicas de coletivos negros na universidade. Menção honrosa na área de Ensino. Fundação Carlos Chagas. A imagem tem fundo cinza, com texto centralizado em cinza e vermelho e duas linhas curvas vermelhas: uma no canto superior esquerdo e outra no canto inferior direito.

O incômodo com as profundas desigualdades na área da saúde enfrentadas no Brasil, especialmente pelas populações negras e indígenas, levou a professora e nutricionista Tamiris Pereira Rizzo a desenvolver seu doutorado em Educação em Ciências e Saúde, no Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Seu

Cartaz com os dizeres: Prêmio CAPES de Tese 2022. Uso de jogos de linguagem como forma de resistência no Rio Xingu. Melhor tese na área de Ensino. Fundação Carlos Chagas. A imagem tem fundo cinza, com texto centralizado em cinza e vermelho e duas linhas curvas vermelhas: uma no canto superior esquerdo e outra no canto inferior direito.

A sensibilidade em perceber o quanto o modo de vida dos povos ribeirinhos do Rio Xingu, no oeste do Estado do Pará, foi afetado pela implantação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte (UHEBM) levou o pesquisador Marcos Formigosa, da Universidade Federal do Pará (UFPA), a desenvolver seu doutorado intitulado As Etnomatemáticas dos alunos ribeirinhos do

CP em Pauta. Texto Magda Becker Soares. Logo da Fundação Carlos Chagas

Cadernos de Pesquisa lamenta profundamente a perda de Magda Becker Soares, professora emérita da Universidade Federal de Minas Gerais. A sua expoente contribuição permanece fundamental para os estudos em alfabetização. Convidamos nossos leitores a revisitar dois de seus textos publicados pela Revista. Leia SOARES, M. B. As muitas facetas da alfabetização. Cadernos de Pesquisa, São Paulo,

Cartaz com os dizeres: Representações Sociais, Subjetividade e Educação. Dinâmicas psicossociais na América Latina: movimento e diversidade. A imagem tem fundo cinza. Nas laterais, há pequenos círculos conectados por linhas. Na parte inferior, há a logomarca da Fundação Carlos Chagas.

A riqueza étnica, cultural, econômica e política da América Latina se reflete em uma composição social com dinâmicas muito variadas entre os países e até mesmo dentro de cada um deles. O grupo de pesquisa Representações Sociais, Subjetividade e Educação, da Fundação Carlos Chagas (FCC), faz parte de uma rede que busca construir conhecimentos sobre

CP em Pauta - Determinantes de gênero na indisciplina na sala de aula. Logo da Fundação Carlos Chagas

O artigo Indisciplina na sala de aula e suas nuances de gênero  resulta de uma pesquisa etnográfica que analisa as interfaces de gênero na indisciplina de alunos de 6º e 7º ano do ensino fundamental. Constatou-se que, embora os comportamentos disruptivos sejam protagonizados mais frequentemente e com mais veemência pelos meninos, as meninas também transgridem

Cartaz com os dizeres: Prêmio CAPES de Tese 2022. Escolas sustentáveis e o pensamento freireano. Antonia Adriana Arrais. Menção honrosa na área de Ensino. Fundação Carlos Chagas. A imagem tem fundo cinza, com texto centralizado em cinza e vermelho e duas linhas curvas vermelhas: uma no canto superior esquerdo e outra no canto inferior direito.

Observar as práticas de educação ambiental e sustentabilidade nas escolas, com uma análise fundamentada no pensamento freireano. Esse foi o objetivo do estudo pela professora doutora Antonia Adriana Mota Arrais, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, da Universidade de Brasília (UnB). Com a tese Escolas Sustentáveis: uma análise de experiências a partir do

Cartaz com os dizeres: Representações Sociais, Subjetividade e Educação. Olhares sobre a educação: da sala de aula à relação com as famílias. A imagem tem fundo cinza, com pequenos círculos conectados por linhas nas laterais. Na parte inferior, há a logomarca da Fundação Carlos Chagas.

Entender a complexidade da sala de aula e das escolas requer análises que considerem a perspectiva de diferentes atores do processo educacional: professores, estudantes, gestores e familiares. Na pesquisa em representações sociais e educação, reunir as peças desse grande quebra-cabeça é um trabalho coletivo, que inclui diversidade de perguntas de investigação e de abordagens metodológicas.

Cartaz com os dizeres: Prêmio CAPES de Tese 2022. Educação e Política: Do tempo-atenção do estudo ao tempo-interesse do estudante. Maria Alice Campesato. Menção honrosa na área de Educação. Fundação Carlos Chagas. A imagem tem fundo cinza, com texto centralizado em cinza e vermelho e duas linhas curvas vermelhas: uma no canto superior esquerdo e outra no canto inferior direito.

A sala de aula historicamente é um espaço de apresentação do mundo e de formação de crianças e jovens para a vida em sociedade, mas os princípios que baseiam essa formação têm passado por transformações profundas, principalmente com a adoção de práticas pedagógicas inovadoras. A professora e pesquisadora Maria Alice Campesato, em sua tese de