Há diversas formas de retratar a estrutura e o funcionamento de uma rede de ensino e a mais utilizada é o painel de indicadores online, tal como feito por instituições governamentais, como o INEP, ou por organizações privadas, como o QEdu, para citar os mais conhecidos. Nesses painéis, seleciona-se um conjunto de indicadores e de
- Home
- |
- Fcc Em Pauta
- |
- Page 2
A busca pela qualidade de ensino depende de sistemas de avaliação que permitam gerar indicadores capazes de subsidiar ações coerentes com o projeto pedagógico de cada curso. A avaliação docente é parte fundamental desses indicadores, desde a atuação individual de cada professor até aspectos institucionais, como o espaço dedicado àquele componente no currículo. Com o
O uso de metodologias ativas nos cursos de medicina levou a uma busca por avaliações cognitivas que encorajassem o estudo contínuo e desestimulassem o estudo de última hora. Nesse contexto, na década de 1970, surgiu na Europa e na América do Norte o Teste de Progresso (TP). Atualmente, em vários países do mundo, uma ou
A avaliação educacional e suas aplicações no cenário do ensino superior, quando são executadas sem as devidas reflexões e conhecimentos da área de avaliação, podem gerar danos ao processo de ensino-aprendizagem e até causar evasão discente. No artigo A avaliação da aprendizagem na formação docente: revelando horizontes, a professora e pesquisadora Antônia Edivaneide de Sousa
Cadernos de Pesquisa expressa seu profundo pesar pela morte de Emilia Ferreiro, educadora argentina que revolucionou o conceito de alfabetização. Convidamos nossos leitores para revisitar seus textos publicados pela Revista: Ferreiro, E. (1985). A representação da linguagem e o processo de alfabetização. Cadernos de Pesquisa, (52), 7–17. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1357 Ferreiro, E. (2013). Luria e
A avaliação no contexto escolar vai muito além de verificar o conhecimento dos estudantes nas diferentes disciplinas curriculares. Dentro e fora da sala de aula, aspectos essenciais que devem ser levados em consideração são o clima e a convivência, que se relacionam diretamente ao pensar sobre a escola que se deseja e sobre a formação
O artigo de Sandra Zákia descreve e analisa três iniciativas de avaliação implementadas pela Secretaria de Educação (Seduc) do estado do Ceará no período de 1985 a 2007, que abordam aspectos relacionados à avaliação de formação de professoes, à avaliação de políticas educacionais e à avaliação institucional das escolas. A pesquisa é de natureza documental
O desempenho de estudantes nas provas é um tema recorrente no debate público sobre avaliações. Mas um bom desempenho estudantil depende de múltiplos fatores, entre eles a formação docente e os modos de implementação das políticas públicas educacionais nas escolas. A Fundação Carlos Chagas (FCC), por meio de seu grupo de pesquisa em Avaliação Educacional,
Quando se fala em avaliação educacional é comum pensar nos formatos de avaliação aplicados em sala de aula, na avaliação de professores e até mesmo nas grandes avaliações, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) ou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mas
Em nossa trajetória escolar, salvo em algumas raras situações, ora mais, ora menos, sentimo-nos “lerdos”. Compartilhamos a impressão de que nossos(as) colegas aprendiam fácil e rapidamente. Talvez fosse esse sentimento de lerdeza que nos motivava a seguir estudando. Curiosamente, alguns professores diziam sermos alunos inteligentes. A nosso ver (retrospectivo), não éramos nós os inteligentes, mas