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Composição de fundo azul claro, com fotografias de gráficos coloridos impressos em folhas de papel, sob uma lupa. Sobre a imagem, há o texto “Sistema de indicadores se apresenta como ferramenta aprimorada para gestão da educação municipal”. Na parte superior da composição, há o Pesquisas Educacionais, em letras vermelhas em um fundo branco. Ao lado, está o nome do blog Em Pauta, em letras na cor branca em um fundo vermelho. A logomarca da Fundação Carlos Chagas e ícones do LinkedIn, Instagram e YouTube aparecem na parte inferior da imagem.

Há diversas formas de retratar a estrutura e o funcionamento de uma rede de ensino e a mais utilizada é o painel de indicadores online, tal como feito por instituições governamentais, como o INEP, ou por organizações privadas, como o QEdu, para citar os mais conhecidos. Nesses painéis, seleciona-se um conjunto de indicadores e de

Composição de fundo verde claro, com fotografia de cápsulas de medicamentos e esquemas de estruturas de moléculas químicas. Sobre a imagem, há o texto “Avaliação docente em Farmácia se adequa a currículo modular e traz soluções para aplicação e análise de resultados”. Na parte superior da composição, há o logo da revista Estudos em Avaliação Educacional, em letras brancas em um fundo vermelho. Ao lado, está o nome do blog Em Pauta, em letras na cor vermelha em um fundo claro. A logomarca da Fundação Carlos Chagas e ícones do LinkedIn, Instagram e YouTube aparecem na parte inferior.

A busca pela qualidade de ensino depende de sistemas de avaliação que permitam gerar indicadores capazes de subsidiar ações coerentes com o projeto pedagógico de cada curso. A avaliação docente é parte fundamental desses indicadores, desde a atuação individual de cada professor até aspectos institucionais, como o espaço dedicado àquele componente no currículo. Com o

Fotografia de três livros empilhados e óculos sobre papel com ondas de eletrocardiograma. Sobre a foto, há a chamada “Avaliação seriada na graduação em medicina: por que e como aumentar a confiabilidade?”. Na parte superior da composição, há o logo da revista Estudos em Avaliação Educacional, em letras brancas em um fundo vermelho, e, ao lado, o nome do blog Em Pauta, em letras na cor vermelha em um fundo claro. A logomarca da Fundação Carlos Chagas e ícones do LinkedIn, Instagram e YouTube aparecem na parte inferior.

O uso de metodologias ativas nos cursos de medicina levou a uma busca por avaliações cognitivas que encorajassem o estudo contínuo e desestimulassem o estudo de última hora. Nesse contexto, na década de 1970, surgiu na Europa e na América do Norte o Teste de Progresso (TP). Atualmente, em vários países do mundo, uma ou

Composição de fundo amarelo, com um círculo à direita, dentro do qual há uma lupa ao lado de um gráfico de barras verticais. No centro da imagem, há o texto “Avaliação da aprendizagem e formação inicial: horizontes da Licenciatura em Matemática”. Na parte de cima da imagem, há o logo da revista Estudos em Avaliação Educacional, em letras brancas em um fundo vermelho, e, ao lado, o nome do blog Em Pauta, em letras na cor vermelha em um fundo claro. A logomarca da Fundação Carlos Chagas e ícones do LinkedIn, Instagram e YouTube aparecem na parte inferior.

A avaliação educacional e suas aplicações no cenário do ensino superior, quando são executadas sem as devidas reflexões e conhecimentos da área de avaliação, podem gerar danos ao processo de ensino-aprendizagem e até causar evasão discente. No artigo A avaliação da aprendizagem na formação docente: revelando horizontes, a professora e pesquisadora Antônia Edivaneide de Sousa

Cartaz com os dizeres: Cadernos de Pesquisa em Pauta. Emilia Ferreiro (1937-2023). A imagem tem fundo cinza claro e texto na cor cinza escuro. O laço de luto, na cor cinza escuro, aparece à direita. Na parte inferior da imagem, há uma barra branca com a logomarca da Fundação Carlos Chagas.

Cadernos de Pesquisa expressa seu profundo pesar pela morte de Emilia Ferreiro, educadora argentina que revolucionou o conceito de alfabetização. Convidamos nossos leitores para revisitar seus textos publicados pela Revista: Ferreiro, E. (1985). A representação da linguagem e o processo de alfabetização. Cadernos de Pesquisa, (52), 7–17. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1357 Ferreiro, E. (2013). Luria e

Cartaz com fundo cinza e faixa lateral com formas geométricas em cinza, vermelho e branco. Sobre o fundo, há a frase: Grupo de Pesquisa Avaliação Educacional - O diagnóstico do clima e da convivência na escola: elementos para uma liderança colaborativa e democrática. A logomarca da Fundação Carlos Chagas e ícones do LinkedIn, Instagram e YouTube aparecem na parte inferior, ao lado do termo @fundacaocarloschagas.

A avaliação no contexto escolar vai muito além de verificar o conhecimento dos estudantes nas diferentes disciplinas curriculares. Dentro e fora da sala de aula, aspectos essenciais que devem ser levados em consideração são o clima e a convivência, que se relacionam diretamente ao pensar sobre a escola que se deseja e sobre a formação

Composição de fundo bege, com traços curvos, paralelos e pretos nos cantos superior direito e inferior esquerdo. Ao centro, o texto “Avaliação da educação no Ceará: além do desempenho dos alunos” está localizado à direita, e o contorno preto do mapa do estado do Ceará aparece à esquerda. Na parte de cima da imagem, à esquerda, há o logo da revista Estudos em Avaliação Educacional, em letras brancas em um fundo vermelho, e, ao lado, o nome do blog Em Pauta, em letras na cor vermelha em um fundo claro. A logomarca da Fundação Carlos Chagas e ícones do LinkedIn, Instagram e YouTube aparecem na parte inferior.

O artigo de Sandra Zákia descreve e analisa três iniciativas de avaliação implementadas pela Secretaria de Educação (Seduc) do estado do Ceará no período de 1985 a 2007, que abordam aspectos relacionados à avaliação de formação de professoes, à avaliação de políticas educacionais e à avaliação institucional das escolas. A pesquisa é de natureza documental

Cartaz com fundo cinza e faixa lateral com formas geométricas em cinza, vermelho e branco. Sobre o fundo, há a frase: Grupo de Pesquisa Avaliação Educacional - Avaliar programas educacionais: da implementação de políticas públicas aos seus processos e resultados. A logomarca da Fundação Carlos Chagas e ícones do LinkedIn, Instagram e YouTube aparecem na parte inferior, ao lado do termo @fundacaocarloschagas.

O desempenho de estudantes nas provas é um tema recorrente no debate público sobre avaliações. Mas um bom desempenho estudantil depende de múltiplos fatores, entre eles a formação docente e os modos de implementação das políticas públicas educacionais nas escolas. A Fundação Carlos Chagas (FCC), por meio de seu grupo de pesquisa em Avaliação Educacional,

Cartaz com fundo cinza e faixa lateral com formas geométricas em cinza, vermelho e branco. Sobre o fundo, há a frase: Grupo de Pesquisa Avaliação Educacional - Avaliar a avaliação: o caso da Prova São Paulo. A logomarca da Fundação Carlos Chagas e ícones do LinkedIn, Instagram e YouTube aparecem na parte inferior, ao lado do termo @fundacaocarloschagas.

Quando se fala em avaliação educacional é comum pensar nos formatos de avaliação aplicados em sala de aula, na avaliação de professores e até mesmo nas grandes avaliações, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) ou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mas

Imagem de fundo cinza claro. Há também lâmpadas desenhadas nas cores laranja e amarela. As lâmpadas estão ligadas a uma linha preta. Na parte central direita há o título "O desafio docente para ensinar: O reconhecimento da alteridade nos processos pedagógicos". Ao lado inferior direito, há o logo da Fundação Carlos Chagas.

Em nossa trajetória escolar, salvo em algumas raras situações, ora mais, ora menos, sentimo-nos “lerdos”. Compartilhamos a impressão de que nossos(as) colegas aprendiam fácil e rapidamente. Talvez fosse esse sentimento de lerdeza que nos motivava a seguir estudando. Curiosamente, alguns professores diziam sermos alunos inteligentes. A nosso ver (retrospectivo), não éramos nós os inteligentes, mas