Políticas de permanência e apoio estudantil nas universidades são capazes de afetar o rendimento médio curricular dos estudantes beneficiados e fortalecer o melhor aproveitamento no ensino superior do país. Para contribuir com a análise e avaliação de um importante programa de apoio estudantil no ensino superior do Brasil – o Programa Nacional de Assistência Estudantil
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O artigo Novas territorialidades em alternância na Escola Família Agroextrativista do Carvão (Efac), no Amapá apresenta parte dos resultados de um conjunto de ações de pesquisa e extensão desenvolvidas no âmbito do Núcleo de Desenvolvimento Territorial Sustentável (Nutex), da Universidade do Estado do Amapá, e voltado para as comunidades locais tradicionais. Especialmente no texto, estudou-se
O alinhamento entre os vários componentes das avaliações em larga escala é uma das questões de validade que mais preocupam os gestores educacionais, de modo que as avaliações sejam informações úteis para orientar as intervenções pedagógicas. Em um momento importante de reestruturação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o artigo Letramento em matemática
Cadernos de Pesquisa expressa suas condolências à família, aos amigos e à comunidade científica pela perda de Vanilda Pereira Paiva, professora aposentada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e diretora do Instituto de Estudos da Cultura e Educação Continuada (IEC). Com inestimáveis contribuições à sociologia da educação, seus trabalhos seguem essenciais especialmente à
Cerca de 48 milhões de estudantes tiveram que deixar de frequentar as atividades presenciais nas 180 mil escolas de ensino básico no Brasil a partir de março de 2020, com a pandemia de covid-19. Assim, a maior rede educacional do país, a rede estadual de São Paulo, teve que, rapidamente, adotar estratégias de ensino mediado
Uma síntese que representa os objetivos da área de leitura e corrige ambiguidades e imprecisões desses objetivos é o resultado de um estudo que analisou mais de 1800 sentenças descritoras, que especificam o que se avalia em testes de larga escala e em descrições de itens de teste e documentos curriculares. A pesquisa é apresentada
Considerando as propostas das recentes políticas públicas para a educação básica, é possível perceber determinadas mudanças nas proposições curriculares e nos encaminhamentos pedagógicos para a educação escolar. Tais dispositivos legais determinam uma diminuição da carga horária de educação física, sobretudo a partir do Novo Ensino Médio. Assim, ao analisar as consequências dessa decisão para o
Uma indagação que sempre se coloca na elaboração de um teste de proficiência é a escolha do melhor tipo de questão e do processo cognitivo mais adequado para se aferir uma habilidade ou competência. Nem sempre quem elabora as questões leva esses pontos em consideração, mas se adequa ao conforto de fórmulas mais imediatas. Cada
No artigo Educação especial na pandemia: estratégias e desafios no ensino fundamental, as autoras e o autor nos apresentam os resultados da pesquisa Inclusão escolar em tempos de pandemia, realizada pela Fundação Carlos Chagas (FCC) em parceria com a Universidade Federal do ABC (UFABC), a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e a Universidade de
Em 36 anos, o que mudou na realidade da educação brasileira considerando as desigualdades educacionais relacionadas à presença de negros nos espaços escolares? Tivemos algumas mudanças, como ampliação e quase universalização da educação básica, em especial para os anos iniciais do ensino fundamental; melhora nos indicadores de distorção idade-série; monitoramento do desempenho escolar a partir