1. Início
  2. |
  3. Fcc Notícias
  4. |
  5. Pesquisadora da Fundação Carlos Chagas é nova coordenadora de grupo de Representações Sociais na ANPEPP
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos

 

Pesquisadora da Fundação Carlos Chagas é nova coordenadora de grupo de Representações Sociais na ANPEPP

 

Cartaz com os dizeres: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia - ANPEPP. Representações Sociais: nova coordenação de GT com pesquisadora da Fundação Carlos Chagas. A imagem tem fundo em gradiente de azul e vermelho Círculos com elementos que representam pessoas são conectados por linhas. Na parte inferior do cartaz, há uma faixa branca com a logomarca e os perfis de redes sociais da Fundação Carlos Chagas.

|24/05/23

Grupo de Trabalho reúne pesquisadores e professores da pós-graduação que estudam a Teoria das Representações Sociais e sua aplicação em diversas áreas do conhecimento

Por Luanne Caires

A Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP) tem nova coordenação no grupo de trabalho Representações Sociais. Adelina Novaes, do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas (DPE/FCC) assumiu o cargo para a gestão 2023-2024, ao lado da nova vice-coordenadora Adriane Roso, professora e pesquisadora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O grupo de trabalho (GT) Representações Sociais existe há mais de 30 anos e tem como objetivo integrar pesquisadores e programas de pós-graduação, tanto em Psicologia quanto em outras áreas, interessados na Teoria das Representações Sociais em uma perspectiva psicossocial, especialmente nos campos de educação, saúde e comunicação. As pesquisas realizadas pelo grupo têm pautado diferentes políticas públicas. Na saúde, há o exemplo de políticas prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e de gravidez na adolescência, além de políticas de formação de agentes. Na educação, as contribuições incluem propostas pedagógicas e formação de professores.

Integrantes do GT participam de diversas redes de colaboração científica, como a Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente, a Cátedra Franco-Brasileira Serge Moscovici e o Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação (CIERS-ed), sediados na Fundação Carlos Chagas e dedicados à investigação científica sobre representações sociais e fenômenos psicossociais no campo da educação. No âmbito da América Latina, alguns pesquisadores fazem parte também da Rede América Latina em Movimento: Olhares Psicossociais

Outra maneira de promover a integração entre pesquisadores que investigam a Teoria das Representações Sociais é por meio de eventos nacionais e internacionais apoiados pelo GT, como as Jornadas Internacionais e as Conferências Brasileiras sobre Representações Sociais (JIRS e CBRS), que terá sua próxima edição na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em data a confirmar. Além dos dois eventos, o grupo de trabalho apoia ainda a Conferência Internacional sobre Representações Sociais (CIRS), que acontecerá em setembro deste ano na Colômbia e está com inscrições abertas.

Saiba mais
16ª Conferência Internacional sobre Representações Sociais
Quando: 20 a 22 de setembro
Onde: Bogotá, Colômbia
Inscrições e informações: https://www.cirs-bog.com/pt

Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividades – Educação (CIERS-ed)
Desde 2006, realiza investigações científicas na área de educação por meio do estudo da teoria das representações sociais, articulada a outros referenciais teóricos e metodológicos, para analisar e refletir sobre processos educacionais e suas consequências na sociedade.

Latinoamerica en movimiento: miradas psicosociales (LAeM)
A rede visa a promover um espaço de encontro, de reflexão e de construção de conhecimentos e saberes em torno das dinâmicas psicossociais na América Latina a partir de uma perspectiva ético-política. Em processo de conformação, a rede conta com a participação de pesquisadores do Brasil, da Argentina, da Colômbia, do México e da Venezuela.