Associação Feminina Beneficente e Instrutiva - AFBI
A AFBI foi criada por Anália Franco em 1901, sendo dirigida por ela até o ano de sua morte, em 1919. A Associação foi responsável pela criação, no estado de São Paulo, de mais de uma centena de entidades, entre escolas maternais, asilos e creches, liceus e escolas noturnas, tanto para crianças abandonadas e órfãs, quanto para mulheres desamparadas e mães solteiras. Os documentos históricos aqui disponibilizados foram gentilmente cedidos pela Associação Anália Franco (http://www.analiafranco.org/)
CORRESPONDÊNCIAS RECEBIDAS (1904-1918)
As correspondências recebidas por Anália Franco evidenciam seus contatos e também o cuidado de registrar o envio de respostas.
JORNAL A VÓZ MATERNAL (1904)
Este jornal era o órgão de comunicação da AFBI e começou a ser publicado em dezembro de 1903. Há referências sobre a existência do jornal ainda na década de 1910, mas os números aqui apresentados compreendem o ano de 1904,
PUBLICAÇÕES DIVERSAS
Relatórios da AFBI, Manuais e Livros de Leitura para a Escola Maternal
REVISTA ÁLBUM DAS MENINAS
O Álbum das Meninas: revista literária e educativa dedicada às jovens brasileiras, foi publicado por Anália Franco, a partir de 1898 e discutia a participação da mulher na sociedade e seu direito à educação. A revista terá tido uma duração de 25 anos, mas aqui apresentam-se os números relativos aos anos de 1898 a 1901.
Artigos e teses