Nova programação traz experiências de projetos contemplados pela 2ª chamada do edital Garotas STEM: Formando futuras cientistas
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Implementado em cinco escolas estaduais de Roraima, o projeto-piloto Laboratórios Socionaturais Vivos busca integrar conhecimentos acerca de elementos da natureza, para dar mais sentido no aprendizado de áreas como ciências, língua portuguesa, línguas indígenas, história, geografia e estudos sociais. O estudo teve apoio da Fundação Carlos Chagas e do Itaú Social, por meio do Edital
Pesquisadora Adelina Novaes apresenta resultados de estudos sobre subjetividade docente, com foco na teoria de representações sociais e em metodologia de pesquisa aplicada à educação
A instituição organiza webinário que acontece no dia 23 de setembro, às 10 horas, em seu canal do YouTube
Atividades integraram visita acadêmica com temática ligada ao Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação
Coordenadora de Pesquisas Educacionais da instituição é uma das mediadoras do diálogo sobre experiências e desafios do ensino do 6º ao 9º ano da educação básica
A Fundação Carlos Chagas tem o prazer de anunciar os três projetos vencedores da 12ª edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques. A iniciativa tem como objetivo valorizar e divulgar experiências formativas propostas e realizadas por docentes dos cursos de licenciatura na formação de professores para a educação básica. Confira abaixo os projetos laureados: Práticas
O Meninas Baianas na Ciência, projeto selecionado na 2ª chamada Garotas STEM, do British Council e da Fundação Carlos Chagas, realizou um encontro com estudantes de oito colégios da rede pública na Fiocruz Bahia. A programação incluiu uma palestra com a pesquisadora Valéria Borges, que compartilhou sua trajetória na área científica, além de oficinas sobre
Ao apresentar dificuldades e soluções pedagógicas relacionadas às adolescências e aos anos finais do ensino fundamental brasileiro, coluna no jornal Estadão cita projetos de pesquisa contemplados no edital Anos Finais do Ensino Fundamental: Adolescências, Qualidade e Equidade na Escola Pública, promovido pela Fundação Carlos Chagas e pelo Itaú Social. Além do edital, o texto de
Amélia Artes, integrante do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas, concedeu entrevista à rádio CBN no primeiro episódio da série Lei de Cotas: uma década depois. A pesquisadora, que atua nas áreas de educação, gênero, raça e etnia, comenta sobre a importância dos movimentos sociais negros para a implementação da política no Brasil.