1. Início
  2. |
  3. Fcc Em Pauta
  4. |
  5. O desafio docente para ensinar: o reconhecimento da alteridade nos processos pedagógicos

O desafio docente para ensinar: o reconhecimento da alteridade nos processos pedagógicos

A diferença desafia o professor em sala de aula, e o autor acredita que o sucesso pedagógico depende de reconhecer e enfrentar os problemas que surgem quando alguns alunos têm dificuldade em aprender durante o processo educativo.

03/08/23 | Por Martin Kuhn - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), Chapecó (SC), Brasil; martk@outlook.com.br

Imagem de fundo cinza claro. Há também lâmpadas desenhadas nas cores laranja e amarela. As lâmpadas estão ligadas a uma linha preta. Na parte central direita há o título

Em nossa trajetória escolar, salvo em algumas raras situações, ora mais, ora menos, sentimo-nos “lerdos”. Compartilhamos a impressão de que nossos(as) colegas aprendiam fácil e rapidamente. Talvez fosse esse sentimento de lerdeza que nos motivava a seguir estudando. Curiosamente, alguns professores diziam sermos alunos inteligentes. A nosso ver (retrospectivo), não éramos nós os inteligentes, mas eles, por terem conseguido prender a atenção dos “lerdos” como nós (e de outros, provavelmente). 

O olhar para o fenômeno pedagógico do ensinar/aprender/não aprender é o desafio que todo professor enfrenta em sala de aula. Nesse sentido, a pergunta didático-pedagógica que guia a reflexão é a seguinte: como esses professores conseguiram isso? Levando a sério a experiência de alunos “lerdos”, como se posicionar em relação à problemática pedagógica? Que tipo de linguagem seria o mais adequado? Que estilo de docência? A partir da problemática anunciada, a reflexão contribui para compreender a complexidade dos processos de aprender/não aprender de estudantes escolares.

Concluímos que o sucesso pedagógico dos professores com alunos com ritmos individuais  de aprendizagem passa pelo reconhecimento e pelo enfrentamento das dificuldades peculiares  do processo educativo. Reconhecer que há alunos com dificuldades, com ritmos particulares de aprendizagens, parece não ser o maior dos problemas com o qual se debatem os educadores, mas a ausência completa de qualquer expectativa por parte dos estudantes diante da escola e da vida. Isso, sim, torna a docência inoperante. O que fazer diante desse cenário?

Referências

Arenhart, L. O., & Kuhn, M. (2023). Eu, nós e os outros: Desafios docentes para ensinar. Cadernos de Pesquisa, 53, Artigo e09601. https://doi.org/10.1590/198053149601

Castro, J. E. (2017). O professor e suas aporias. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, 19(2), 287-299. https://doi.org/10.34019/1984-5499.2017.v19.19034

Leia o artigo em:

https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/9601

Saiba mais:

Revista Cadernos de Pesquisa

Mestrado em Desenvolvimento e Políticas Públicas – Universidade Federal da Fronteira Sul 

Programa de Pós-Graduação em Educação – Unochapecó

Os argumentos presentes neste post são de responsabilidade dos autores e não necessariamente expressam as opiniões da Fundação Carlos Chagas.

Veja mais

Nenhum post encontrado.