O desafio docente para ensinar: o reconhecimento da alteridade nos processos pedagógicos
A diferença desafia o professor em sala de aula, e o autor acredita que o sucesso pedagógico depende de reconhecer e enfrentar os problemas que surgem quando alguns alunos têm dificuldade em aprender durante o processo educativo.
Em nossa trajetória escolar, salvo em algumas raras situações, ora mais, ora menos, sentimo-nos “lerdos”. Compartilhamos a impressão de que nossos(as) colegas aprendiam fácil e rapidamente. Talvez fosse esse sentimento de lerdeza que nos motivava a seguir estudando. Curiosamente, alguns professores diziam sermos alunos inteligentes. A nosso ver (retrospectivo), não éramos nós os inteligentes, mas eles, por terem conseguido prender a atenção dos “lerdos” como nós (e de outros, provavelmente).
O olhar para o fenômeno pedagógico do ensinar/aprender/não aprender é o desafio que todo professor enfrenta em sala de aula. Nesse sentido, a pergunta didático-pedagógica que guia a reflexão é a seguinte: como esses professores conseguiram isso? Levando a sério a experiência de alunos “lerdos”, como se posicionar em relação à problemática pedagógica? Que tipo de linguagem seria o mais adequado? Que estilo de docência? A partir da problemática anunciada, a reflexão contribui para compreender a complexidade dos processos de aprender/não aprender de estudantes escolares.
Concluímos que o sucesso pedagógico dos professores com alunos com ritmos individuais de aprendizagem passa pelo reconhecimento e pelo enfrentamento das dificuldades peculiares do processo educativo. Reconhecer que há alunos com dificuldades, com ritmos particulares de aprendizagens, parece não ser o maior dos problemas com o qual se debatem os educadores, mas a ausência completa de qualquer expectativa por parte dos estudantes diante da escola e da vida. Isso, sim, torna a docência inoperante. O que fazer diante desse cenário?
Referências
Arenhart, L. O., & Kuhn, M. (2023). Eu, nós e os outros: Desafios docentes para ensinar. Cadernos de Pesquisa, 53, Artigo e09601. https://doi.org/10.1590/198053149601
Castro, J. E. (2017). O professor e suas aporias. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, 19(2), 287-299. https://doi.org/10.34019/1984-5499.2017.v19.19034
Leia o artigo em:
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/9601
Saiba mais:
Mestrado em Desenvolvimento e Políticas Públicas – Universidade Federal da Fronteira Sul
Programa de Pós-Graduação em Educação – Unochapecó
Os argumentos presentes neste post são de responsabilidade dos autores e não necessariamente expressam as opiniões da Fundação Carlos Chagas.
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