1. Início
  2. |
  3. Fcc Em Pauta
  4. |
  5. O Espaço Formativo Compartilhado: perspectivas para a formação de professores

O Espaço Formativo Compartilhado: perspectivas para a formação de professores

Pesquisadora cria, organiza e participa do Espaço Formativo Compartilhado em uma escola de educação básica com o objetivo de contribuir com a formação de professores e possibilitar mudanças na qualidade de ações de ensino.

14/03/24 | Por Cristiane de Almeida, Professora, Formadora, Assessora e Diretora em Educação, Qualificar Educacional, Santa Maria, Rio Grande do Sul, cristiane.almeida@grupoqualificar.com.br

Imagem composta por diversas pessoas reunidas numa mesa. Ao lado direito há o título

O Espaço Formativo Compartilhado (EFC) trata da interação entre sujeitos que dele participam, envolvendo ações orientadas por objetivos intencionais e conscientes realizadas em uma unidade dinâmica. Tem como objetivo contribuir com a atividade de ensino por meio da atividade de aprendizagem docente, apreendendo como objeto a organização do ensino. Nessa perspectiva, a pesquisadora constituiu um EFC com uma professora para organizar o ensino de Ciências da Natureza para os anos iniciais do ensino fundamental.

Cristiane de Almeida é pesquisadora, professora, formadora, assessora e diretora em Educação na empresa Qualificar Educacional e Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes é pesquisadora e professora na Universidade Federal de Santa Maria. O EFC foi criado, organizado e desenvolvido na pesquisa de doutorado de Cristiane de Almeida, orientada por Anemari Lopes, com o objetivo de atender às necessidades formativas de uma professora e responder à seguinte pergunta: Como um Espaço Formativo Compartilhado pode desencadear mudanças de qualidade das ações de ensino? No contexto da investigação, a criação do EFC contribuiu na organização do ensino de ciências da natureza para os anos iniciais, mas há de se considerar que os aspectos apresentados também podem subsidiar reflexões e processos formativos de professores para outras áreas de conhecimento e outros níveis de ensino.

A elaboração envolveu as ações orientadas por objetivos intencionais e conscientes – conhecer os documentos oficiais que regem o currículo escolar; compreender bases teórico metodológicas que orientam as ações; apropriar-se de conceitos científicos de ciências da natureza; compartilhar ações com sujeito(s) mais experiente(s); e articular ações de estudo com ações de ensino – e desencadear aprendizagens docentes e novas ações para a atividade de ensino. Para Almeida (2021), a proposta do EFC possibilita contribuir para a formação de professores de forma significativa para a atividade de ensino.

É importante que as instituições escolares se organizem de modo a proporcionar espaços compartilhados de estudos e planejamentos entre os professores. Também é necessário que as escolas e/ou suas mantenedoras deem prioridade para a formação continuada dos seus professores, seja por meio de parcerias com universidades, de assessoria pedagógica contínua de um profissional mais experiente, ou de cursos de longa duração, que possibilitem contribuir com a atividade de ensino e a continuidade do processo formativo compartilhado.

Referências

Almeida, C. de. (2021). A significação do ensino de ciências da natureza nos anos iniciais: Contribuições do espaço formativo compartilhado para a formação de professores [Tese de Doutorado em Educação].  Universidade Federal de Santa Maria.

Leia o artigo em:

https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/9857

Saiba mais:

Revista Cadernos de Pesquisa

Currículo Lattes de Cristiane de Almeida

Os argumentos presentes neste post são de responsabilidade dos autores e não necessariamente expressam as opiniões da Fundação Carlos Chagas.

Veja mais

Nenhum post encontrado.